Pressione "Enter" para pular para o conteúdo

CulturaEventosTurismo

Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo une multidão em celebração à diversidade e acessibilidade

A 28ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, realizada no dia 02 de junho de 2024, domingo, na Avenida Paulista, consolidou mais uma vez a reputação do evento, um marco na luta por igualdade e promoção da diversidade, além de ser considerada a maior parada do Orgulho LGBT+ do mundo. Nesta edição, a ParadaSP se destacou pelas medidas de acessibilidade que garantiram a participação mais confortável de pessoas com deficiência.

A 28ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo trouxe um forte tema político-eleitoral, clamando por um “basta de negligência e retrocesso legislativo” e incentivando um “voto consciente por direitos da população LGBT+“. O evento deste ano também propôs a “reapropriação das cores da bandeira do Brasil”, que nos últimos anos haviam sido associadas à extrema direita, resgatando a bandeira nacional em nome do amor e da alegria. Com verde e amarelo fora do armário, milhares de pessoas lotaram a Avenida Paulista, transformando a Parada em um ato político contra o conservadorismo.

Em um evento marcado pela felicidade, beijos e amor, a manifestação evitou ataques partidários ou confrontos e foi um dos maiores protestos políticos recentes, e em contraste com a raiva imposta pela extrema direita mostrou que, enquanto um lado se apropriou da bandeira em nome do ódio, o outro a resgatou com positividade e inclusão. A frase “a gente está resgatando o que é nosso” ecoou fortemente entre os participantes, reforçando a importância do movimento para a comunidade.

Além da luta pelos direitos e da reapropriação simbólica, a Parada LGBT+ também levantou a bandeira da sustentabilidade. Em parceria com a Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB) e a Secretaria Executiva de Limpeza Urbana (SELIMP), cerca de 580 pessoas participaram da limpeza e zeladoria necessárias para a realização do evento. Com veículos, cestos aramados, papeleiras, Pontos de Entrega Voluntária e dois contêineres, a parceria com a Cooperativa Central Tietê garantiu a coleta de resíduos recicláveis durante todo o percurso. Essa ação não só facilitou o processo de reciclagem, como também ressaltou a importância da mesma, dos catadores e da educação ambiental.”, conclui Nelson Matias Pereira, presidente da ParadaSP.

    Envie um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Câmara LGBT usa cookies essenciais e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com as condições da nossa Política de Preivacidade.