Zorzin Logística compartilha ações para a inclusão da diversidade na empresa

A promoção da diversidade ainda é pauta de muito trabalho dentro das empresas no Brasil, mas que anda em constante crescimento em sua conscientização. Uma pesquisa feita com 117 empresas brasileiras pela startup BlendEdu, neste ano, mostrou que 81% possui, atualmente, um orçamento dedicado a ações de diversidade e inclusão. Esse estudo busca analisar o crescimento dessa tendência, comparando com os últimos dados coletados em 2020, onde somente 67% das empresas de pequeno porte planejavam investimentos em ações inclusivas.

Essa realidade já é bem estruturada na Zorzin Logística, empresa associada a Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil, desde agosto de 2022, e realiza o processo de contratação para atrair profissionais diversos ao quadro de colaboradores.

“Todas as nossas vagas são abertas sem descrição de qualquer tipo de condição, seja religião, gênero, sexo ou raça. Hoje, temos uma diversidade bem ampla dentro da nossa empresa e temos o respeito mútuo por parte de todos por trabalharmos ativamente a diversidade com todos os colaboradores através de rodas de conversas e informação”, comenta Gislaine Zorzin, diretora administrativa da Zorzin Logística.

A diversidade é uma força impulsionadora para a inovação, criatividade e, consequentemente, o sucesso empresarial. Ao reunir pessoas com diferentes origens, experiências, perspectivas e habilidades, é possível criar um ambiente estimulante e que pode gerar e contribuir com a troca de ideias e a colaboração efetiva.

Nesse sentido, como parte dos esforços na Zorzin Logística, Gislaine complementa: “As pessoas precisam se sentir acolhidas, respeitadas e seguras, sabendo que nenhuma das suas escolhas interferem nas suas ações diárias e que não vão sofrer nenhum tipo de discriminação, porque não apoiamos e não aceitamos esse tipo de conduta e, caso ocorra, possuímos termos em nosso código de conduta de que qualquer tipo de ação voltado à represálias é totalmente inaceitável, passível de demissão”.

Esse comprometimento ativo das empresas na criação de um ambiente de trabalho inclusivo, onde todos tenham oportunidade de prosperar e contribuir para o sucesso e o desenvolvimento da organização, são capazes de aumentar a satisfação dos funcionários e atender melhor às necessidades de cada cliente. Com isso, muitas companhias podem se associar e participar de diversos movimentos voltados para a inclusão de pessoas e a diversidade.

“Como executiva de uma empresa do setor rodoviário de cargas, entendo o importante papel que temos de desestigmatizar certos conceitos que são culturalmente influentes nesse âmbito e espalhar essa semente para o mundo, por isso, faço questão de buscar movimentos que apoiem pautas tão importantes e inclusivas como a Câmara do Comércio e Turismo LGBT. Além desta, a Zorzin também é apoiadora ativa dos movimentos voltados à inclusão de mulheres no TRC,como o A Voz Delas e o Movimento Vez & Voz. Também participamos ativamente de palestras em parceria com o CEERT – Centro de Estudos das Relações do Trabalho e Desigualdades, que defende os direitos da população negra com a promoção da equidade racial e de gênero”, finaliza Gislaine.