Secretário de Turismo destaca esforços do governo na recuperação do turismo

Roberto de Lucena, titular da Pasta estadual de Turismo, participou na tarde da última sexta-feira (17), da primeira reunião do ano da Aprecesp – Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de SP, em Serra Negra, sob a presidência de Alexandre Braga, prefeito de São José do Barreiro. Em princípio, frente a este evento lotado de prefeitos e secretários de Turismo de estâncias turísticas, o Secretario Lucena fez uma explanação sobre o recente trabalho do governador do Estado, Tarcísio de Freitas, em São Sebastião, cidade das mais atingidas pelos intensos temporais no Litoral Norte. “Este esforço contou com a ajuda de uma força-tarefa de mais de mil profissionais de diversas áreas de atuação, em tempo recorde para a retomada do fluxo turístico da região”, afirmou o Secretário.

E o avanço pela valorização da atividade turística paulista ficou demonstrado, de acordo com Lucena, pelas recentes iniciativas dos deputados da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), com a criação da Frente Parlamentar de Turismo e da Comissão Permanente de Turismo. “Trata-se do interesse pelo incremento do setor”, disse Lucena com muito otimismo. Após ter recebido ofício da entidade com alguns pleitos, o Secretário teve a oportunidade de ressaltar que é preciso estimular o andamento das obras das Estâncias, como a realização de processos licitatórios, utilizando assim os recursos do Dadetur (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos), da SETUR/SP, que estão disponíveis e inscritos nos Restos a Pagar no valor de R$ 646, 3 milhões.

Informou aos integrantes da Aprecesp que, além de reforçar as ações que envolvem o Turismo Náutico, o Rural e o Gastronômico, “em breve, nossa Pasta terá um Gabinete Itinerante que percorrerá todo Estado para atender as regiões, de modo mais prático, para a evolução da atividade turística”, informou o Secretário. Em seguida, foi visitar, em Serra Negra, uma réplica da Fontana de Trevi de Roma que logo será inaugurada.  Além de impulsionar o turismo, presta uma homenagem à cultura italiana, com fortes laços no município devido à massiva imigração ocorrida principalmente no século 20. O atrativo ocupa uma área de 370 m² e possui 11 metros de altura, a partir do espelho d’&aac ute;gua, e 20,7 metros de largura. Entre os presentes mo evento da Aprecesp, Gilberto Kassab, secretário estadual de Governo e de Relações Institucionais; Elmir Chedid, prefeito de Serra Negra, Edmir Chedid, deputado estadual e Antonio Vaz Serralha, diretor do Dadetur.