Samba de Dandara e Ilú Obá De Min na Casa Natura Musical

Samba de Dandara e Ilú Obá De Min se apresentam na Casa Natura Musical no dia 30 de julho, domingo, às 18h30. O show acontece na semana do Dia da Mulher Negra Afro-latina e Caribenha, como parte da programação do mês. O show será uma oportunidade para celebrar a música, a cultura e a resistência das mulheres negras.

Samba de Dandara
Samba de Dandara é um grupo composto por mulheres que exalta e faz releituras das obras das grandes mulheres do samba, pontos de candomblé e umbanda e canções autorais. O espetáculo apresenta o show do álbum Samba de Dandara (2021), lançado com patrocínio de Natura Musical. “Acontece que a Amélia e Emília não existem mais”, verso de “Para Amélia e Emília” (Maira Ranzeiro), marca a abertura, com a proposta central de extinguir a imagem da mulher submissa, por tanto tempo alimentada e difundida no universo do samba.

Aprofundando o debate, o espetáculo se divide em três partes principais. “Na primeira fazemos uma saudação à rua com canções de domínio público, pedindo licença e caminhos abertos ao nosso samba”, conta Laís Oliveira, cavaquinista, fundadora do Samba de Dandara e diretora musical do show. “Além disso, reverenciamos nossas origens africanas e quilombolas, usando como ferramenta nossa batucada e nossa voz, agradecemos também às nossas ancestrais.”, complementa.

As duas partes seguintes dividem-se entre o Ayê e o Orum. O Ayê, na mitologia iorubá, é a Terra, o mundo físico. As canções do Ayê falam sobre o ofício de cantar e de batucar, e sobre como juntas as mulheres são agentes transformadoras desse mundo. Na terceira e última parte do show, apresentam-se as canções do Orum, o mundo espiritual. Nesse momento, Samba de Dandara canta para suas mães orixás, Iansã e Oxum.

Ilú Oba de Min

A instituição Ilú Obá De Min Educação, Cultura e Arte Negra foi fundada pelas percussionistas Beth Beli, Girlei Miranda e Adriana Aragão em 2004. Promove e divulga a cultura negra no Brasil e tem como objetivo principal o fortalecimento das mulheres negras na sociedade. O seu projeto mais conhecido é o Bloco Afro Ilú Obá De Min.

O Bloco Afro Ilú Obá De Min é uma intervenção cultural baseada na preservação de patrimônio imaterial, memória e identidade. O trabalho atualmente é coordenado pela arte-educadora e musicista Beth Beli e Mazé Cintra, desenvolve pesquisa sobre matrizes africanas e afro-brasileiras e objetiva a inserção de mulheres, crianças e adolescentes na arte através do conhecimento das manifestações culturais tradicionais como o carnaval e no estudo das contribuições e influências africanas na cultura brasileira.

O Bloco utiliza em sua performance cantos e danças advindos das culturas populares, realizando uma grande ópera de rua comandada pela força dos tambores. O protagonismo é inteiramente feminino e vem dessas mulheres a força para lutar por uma sociedade menos racista, sexista, machista e discriminatória.

Casa Natura Musical
Inaugurada em maio de 2017, a Casa Natura Musical é uma Casa feita por e para pessoas apaixonadas por música que acreditam que um futuro mais bonito só se constrói no coletivo. Palco de diferentes ritmos, movimentos e artistas de todo Brasil, um equipamento cultural que promove reflexões com o público em busca de um mundo mais plural, inclusivo e sustentável, através de shows, eventos especiais, mostras de arte digital e conteúdos nos seus canais de comunicação. O espaço fica localizado no bairro de Pinheiros em São Paulo, e seus conteúdos ultrapassam os limites geográficos dos canais digitais, reverberando pelo Brasil e pelo mundo.

Samba de Dandara convida Ilú Obá De Min

Dia 30 de julho, domingo, 18h30 | Abertura da Casa: 17h

Ingressos à venda pelo site da Sympla

Valores: de R$20 a R$120