Presidente da câmara LGBT participa de Painel sobre cadeia de suprimentos

O Presidente da Câmara de Comércio e Turismo LGBT, Ricardo Gomes, participou do painel “O papel das empresas na cadeia de valor”, no fim da manhã desta terça-feira (25),  dentro da programação do evento Roda da Diversidade LGBTI+ – Movimentos da Próxima Década, promovido anualmente pelo Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+.

Entre os participantes, estava também a Presidente da MCM, Mônica Schimenes, e o Diretor de Compras da Corteva, Robert Suquet, que   representou o Presidente da empresa, Robert Hun; uma vez que o painel faz parte do formato “Diálogos de Presidentes”, uma constante nos eventos anuais do Fórum. A mediação do diálogo ficou a cargo de Reinaldo Bulgarelli, Secretário Executivo do Fórum LGBTI+.

O Painel “O papel das empresas na cadeia de valor” é de suma importância neste momento em que o Fórum cria o Comitê Executivo de Gestão de Fornecedores, do qual a Câmara LGBT faz parte e é a responsável por credenciar prestadores de serviço LGBTI+ para que forneçam produtos e serviços para as mais de 90 empresas signatárias do Fórum LGBTI+.

O comitê pretende que as empresas compreendam a importância do seu papel como compradoras dentro da cadeia de valor, que promovam a diversidade e o respeito também dentro desta cadeia, que incentive os empreendedores LGBTI+ e que colaborem para que parcerias se desenvolvam de forma ampla nesta agenda.

O Comitê faz parte das ações previstas pelo acordo assinado em 2018 entre a Câmara LGBT e o Fórum LGBTI+, que visa uma sinergia entre empresas das duas entidades, além de cumprir o 9º compromisso do Fórum LGBTI+, que é “Promover o desenvolvimento econômico e social das pessoas LGBTI+ na cadeia de valor e o incentivo ao fortalecimento da Câmara LGBT”. As empresas signatárias do Fórum LGBTI+ assinam a carta de adesão ao Fórum quando iniciam no grupo e aderem aos 10 compromissos com a proteção dos Direitos LGBTI+.

Mônica Schimenes, Presidente da MCM, começou falando da emoção de estar no painel sobre cadeia de valor, algo que faz parte da sua jornada. “Falar de cadeia de valor é priorizar quem precisa de vez e voz, é dar espaço e dar a possibilidade para que essas pessoas/empresas possam se desenvolver e trazer para o mundo o que de melhor elas podem fazer. Queremos transformar a cadeia de fornecimento e ajudar empresários LGBTI+ a se preparar para vender para outras empresas e alcançar novos fornecedores.” A executiva finalizou sua participação conclamando as empresas para participar e fomentar o Comitê Executivo de Gestão de Fornecedores.

Robert Suquet, Diretor de Compras, falou do comprometimento da Corteva, que há 20 anos trabalha com inclusão na cadeia de suprimento. “Vamos incluir sim empresas LGBTI+ na cadeia de suprimento das empresas. Não existe segredo existe foco e processo. É muito importante termos o Ricardo Gomes aqui conosco e a parceria com a Câmara LGBT credenciando os fornecedores. Com este trabalho vamos fazer compradores acessar os fornecedores e oferecermos a oportunidade para que empresas LGBTI+ possam estar conosco, as grandes empresas do Fórum LGBTI+. O executivo falou ainda da importância em reconstruir a base de fornecedores e que sejam cada dia mais diversos. “A Corteva precisa das empresas LGBTI+”, finalizou o executivo.

Ricardo Gomes falou da importância da criação do Comitê Executivo de Gestão de Fornecedores e da parceria entre o Fórum LGBTI+ e Câmara LGBT para conseguir inserir as pequenas, micro e médias empresas LGBTI+ como fornecedoras das grandes corporações que são signatárias do Fórum. “Vamos utilizar a expertise das Câmaras parceiras do Brasil para implantarmos o credenciamento das empresas LGBTI+, bem como contribuir com a preparação para que essas empresas também consigam certificação.” O executivo falou também da importância desta parceria na geração de negócios. “Certamente este trabalho em conjunto vai permitir que geremos mais negócios e tornemos a cadeia de suprimentos das empresas cada dia mais diversas”.

Matéria escrita por
Amanda Santiago