Pesquisa revela desafios e avanços para viajantes LGBTQ+

A maior pesquisa já realizada pela Booking.com sobre turismo LGBTQ+ destaca tanto o progresso quanto os desafios enfrentados por essa comunidade ao viajar. O estudo, que contou com a participação de 11.555 viajantes LGBTQ+ de 27 países, incluindo o Brasil, revelou que, apesar do crescente reconhecimento do setor de turismo em relação às experiências LGBTQ+, muitos viajantes ainda encontram obstáculos significativos.

A pesquisa revela que a indústria do turismo desempenha um papel importante na mudança de atitudes e percepções. No entanto, há uma clara necessidade de as empresas de viagens se posicionarem como aliadas e implementarem políticas inclusivas e acolhedoras para os viajantes LGBTQ+. No Brasil, 77% dos entrevistados tendem a preferir companhias aéreas e marcas com políticas inclusivas, enquanto 76% preferem reservar viagens com marcas que tenham pessoas LGBTQ+ em suas equipes.

Entre os desafios enfrentados pela comunidade LGBTQ+ durante as viagens, destaca-se o fato de que ainda existem 64 países onde as relações entre pessoas do mesmo sexo são criminalizadas, incluindo 11 países onde a pena de morte pode ser aplicada. Isso significa que esses destinos são excluídos para a maioria dos viajantes LGBTQ+. No Brasil, cerca de 72% dos entrevistados afirmaram que alguns destinos estão completamente fora de cogitação.

Além disso, a discriminação ainda é uma preocupação central ao viajar. Três em cada cinco participantes brasileiros (60%) já sofreram discriminação durante suas viagens. Eles relataram situações em que foram olhados, ridicularizados ou abusados verbalmente por outros viajantes (22%), por moradores locais em seus destinos de viagem (19%) e até mesmo por autoridades locais (15%).

Pessoas transgênero enfrentam barreiras adicionais, como questões relacionadas à identidade de gênero nos documentos de viagem. Para 70% dos viajantes LGBTQ+ brasileiros, ser parte dessa comunidade afeta sua forma de se vestir e se maquiar durante as viagens. Além disso, 41% já sentiram a necessidade de mudar seu comportamento para evitar julgamentos ou interações embaraçosas com outras pessoas.

Apesar desses desafios, a pesquisa também revelou que os viajantes LGBTQ+ do Brasil são confiantes e estão dispostos a aproveitar suas viagens ao máximo. Durante as férias, 82% deles se sentem confiantes para participar de atividades do seu interesse, e três em cada quatro (76%) procuram atrações e atividades personalizadas para pessoas LGBTQ+. A experiência de reservar acomodações também tem melhorado, com 50% dos entrevistados brasileiros tendo uma comunicação amigável e informativa com as propriedades antes da chegada.

A pesquisa ressalta a importância de promover um ambiente inclusivo no setor de turismo, para que todos os viajantes possam se sentir acolhidos e respeitados. A Booking.com e outras empresas do ramo têm um papel fundamental em ajudar a transformar a cautela dos viajantes LGBTQ+ em confiança, oferecendo serviços e políticas que atendam às suas necessidades específicas.

Segundo Arjan Dijk, CMO e Vice-Presidente Sênior da Booking.com, “na Booking.com, acreditamos que todas as pessoas devem ser capazes de vivenciar o mundo exatamente como são. O setor de turismo deve se esforçar para ser um exemplo de inclusão, ajudando a promover um ambiente em que todos possam crescer e prosperar.”

A pesquisa, encomendada pela Booking.com, foi realizada de forma independente com viajantes LGBTQ+ de 27 países e territórios. Os resultados destacam a importância de se continuar avançando na criação de um ambiente seguro e acolhedor para a comunidade LGBTQ+ em suas experiências de viagem.