Margareth Menezes é coroada madrinha da 20ª Parada do Orgulho LGBT+ da Bahia

A 20ª Parada do Orgulho LGBT+ da Bahia, que ocorreu neste domingo (10), contou com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, que foi honrada como madrinha do evento. Nas ruas do centro de Salvador, uma multidão se reuniu para celebrar e reivindicar os direitos da comunidade LGBTQIAPN+ no encerramento oficial das atividades da VII Semana da Diversidade.

(Foto: Genilson Coutinho)

Além da ministra Margareth, outras personalidades também receberam a honraria concedida pelo Grupo Gay da Bahia (GGB), incluindo o secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, a promotora de Justiça de Defesa dos Direitos das Pessoas LGBT+ e de Combate à LGBTfobia do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Márcia Teixeira, e a vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos.

O evento teve seu ponto de partida no Campo Grande, com o tema deste ano sendo “Por mais diversidade no mundo corporativo”. Esse tema urgente deve ser incluído na agenda das empresas, especialmente após o impacto da pandemia de Covid-19 na vida das pessoas LGBTQ+, que enfrentaram desemprego e dificuldades nas relações familiares.

Marcelo Cerqueira, presidente do GGB, enfatizou a importância de reduzir os vieses inconscientes nas contratações como prioridade nas empresas. A Parada se destacou por sua programação cultural diversificada, que incluiu DJs locais, artistas transformistas e bandas musicais no “Palco da Diversidade”. A banda feminina Frevância Elétrica deu início às apresentações, seguida por Aila Menezes, Chocolate Batidão, Nininha Problemática e Cortejo Afro.

O cortejo de trios teve início com discursos de representantes do GGB, autoridades e ativistas da causa, seguido pelo show da cantora Juliana Ribeiro. Onze trios elétricos percorreram o circuito do Carnaval, proporcionando música eletrônica e apresentações de artistas locais à multidão.

A ministra Margareth Menezes destacou a importância de garantir os direitos da comunidade LGBTQIA+ como direitos de todos os brasileiros e expressou sua gratidão pela homenagem. Ela também fez um apelo enfático contra discriminação, preconceito e mortes relacionadas à comunidade LGBTQIA+.

Durante o cortejo de trios, Marcelo Cerqueira anunciou que o evento será transferido para o circuito Ondina/Barra na próxima edição, atendendo a uma solicitação da juventude LGBTQIA+.

A VII Semana da Diversidade e a 20ª Parada do Orgulho LGBT+ da Bahia foram realizadas pelo GGB e Grupo Quimbanda Dudu, com o apoio do Governo do Estado da Bahia, diversas secretarias estaduais e a Prefeitura Municipal de Salvador, além de patrocinadores como Dow Química, InterPride, Atacadão Atakarejo e Inklusão.