José Guillermo Alcorta recebe título de Cidadão Carioca

Na noite da última terça-feira, 26 de setembro, o Hotel Fairmont, no Rio de Janeiro, testemunhou um momento histórico para o setor de turismo brasileiro. José Guillermo Condomi Alcorta, presidente e fundador da Panrotas, foi condecorado com a Medalha de Mérito Pedro Ernesto, a mais alta honraria da cidade do Rio de Janeiro, e recebeu o título de Cidadão Honorário do Rio de Janeiro.

José Guilherme Alcorta, Mariana Carvalho de Oliveira, Maria Camilla Alcorta, Marianna Alcorta, José Guillermo Alcorta, Renato Moura, Carlo Caiado, Magda Nassar e Guilherme Paulus.

A cerimônia, que reuniu personalidades de destaque no Turismo Nacional, foi promovida pela Mesa Diretiva da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro. Entre os presentes estavam o Presidente da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, Carlo Caiado, e o Secretário de Cidadania do Rio de Janeiro, Renato Moura, um dos autores do projeto que culminou nas merecidas homenagens a José Guillermo Condomi Alcorta.

Ricardo Gomes, José Gillermo Alcorta e Darlan Schmidt

A Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil também marcou presença no evento, representada pelo Presidente Ricardo Gomes e pelo Diretor Administrativo Darlan Schmidt. Eles levaram o abraço da entidade, sua diretoria e associados ao homenageado e à sua família.

Darlan Schmidt, Magda Nassar – Presidente da ABAV e Ricardo Gomes

Magda Nassar, presidente da Abav Nacional, Guilherme Paulus, fundador da CVC, Mariana Carvalho de Oliveira (afilhada de Guillermo, filha de Sérgio Carvalho, melhor amigo de infância de Alcorta, falecido no ano passado) e os três filhos do homenageado – José Guilherme Alcorta, Maria Camilla Alcorta e Marianna Alcorta – também integraram a mesa de honra.

O ex-deputado Otávio Leite, reconhecido por sua significativa contribuição ao turismo,  enalteceu a trajetória de Guillermo, que se confunde com a história da Panrotas e do turismo brasileiro como um todo.

Com 84 anos de jornada no setor e toda a sabedoria, simpatia e elegância de um “porteño” (ele nasceu em Buenos Aires), Guillermo afirmou com emoção que, apesar de já ser argentino, brasileiro e paulistano, agora também era carioca. “Levei 84 anos para conseguir este título. Desde menino me preparei para ser carioca e hoje consegui, então acho que eu mereço”, concluiu um dos nomes mais importantes do turismo brasileiro.

José Guillermo Condomi Alcorta é uma referência indiscutível no setor de turismo, tendo dedicado sua vida a promover o Brasil como um dos destinos mais atrativos do mundo. Sua dedicação e contribuição inestimável agora são reconhecidas com as mais altas honrarias da cidade do Rio de Janeiro. Este é um tributo merecido a um visionário que ajudou a moldar a indústria do turismo no país.