Cultura

Expo Diversos traz obras de artistas que exaltam o conceito de Casa da Diversidade Brasileira

Uma experiência imersiva por obras que traduzem diferentes histórias, vivências e exaltam as diversidades de raça, etnia, crenças, idade, gênero e de pessoas com deficiência. Essa é a proposta da Expo Diversos, exposição itinerante que estreia na Unibes Cultural, em São Paulo, com o conceito multissensorial de Casa Diversa e um percurso de exploração que remete a um ambiente domiciliar acolhedor e acessível, o que deve ser a inclusão como complemento da diversidade. A mostra fica aberta ao público gratuitamente a partir de 10 de março.

Inspirada no livro Diversos, de 2019, que traz fotografias e relatos de artistas que abordam diversidade em amplitude artística e cultural, a exposição homônima aborda empatia e acolhimento. Em uma perspectiva crítica e contemplativa, recebe pessoas de todas as idades com uma proposta educativa sobre as diferenças na coletividade traduzidas em obras de diferentes linguagens, como pinturas, fotografias, esculturas, bordados e instalações.

Obra “Dançando para o Sol”

Realizada pela CEC Brasil com patrocínio da Novelis e Ball Corporation – líder mundial em embalagens sustentáveis de alumínio –, via Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, a mostra tem curadoria de Bianca Bernardo e Vera Nunes e reúne 23 obras de 14 artistas de diferentes gerações, trajetórias e territórios, abraçando a diversidade regional e cultural do Brasil. Propondo um debate democrático, educativo e sensível sobre pluralidade, a exposição segue até julho, passando por São José dos Campos, Pindamonhangaba, Rio de Janeiro e Brasília, com o objetivo de impactar mais de 5 mil visitantes.

“A Diversos não captura a totalidade das perspectivas sobre diversidade, mas visa oferecer um recorte cuidadoso e modesto de memórias e narrativas de indivíduos diversos do Brasil, fomentando os direitos humanos e reconhecendo a pluralidade de visões que se traduzem em obras e diálogos enriquecedores”, ressalta Kaline Vânia, diretora da CEC Brasil.

Obra de Lua Cavalcante

“É um projeto de experiências, e de viver e conviver com diversas histórias, pois nós somos frutos de diferentes histórias. Tudo o que a gente quer é que as pessoas possam fluir do jeito que elas são e sejam respeitadas dessa forma”, afirma Vera Nunes. Para a também curadora Bianca Bernardo, a mostra é uma plataforma de discussão e de aprendizagem a partir da arte e da pauta dos direitos humanos no Brasil. “O tema principal é a diversidade, sendo tratada a partir dos direitos humanos e da importância de legitimar os espaços de respeito, para a construção do entendimento da igualdade a partir das nossas diferenças”, completa.

As 23 obras da mostra se apresentam em diferentes linguagens, como pinturas, fotografias, esculturas, bordados e instalações, e estarão dispostas em um percurso multissensorial em um conceito expográfico de Casa Diversa. Concebido pela artista Rose Afefé, o projeto foi inspirado na premiada Terra Afefé, uma microcidade com construções em tamanho real e esculturas de parede, na Chapada Diamantina, na Bahia. “O conceito é uma casa acolhedora da diferença e da diversidade, com elementos domésticos para que o público possa se sentir em casa e a gente converse de forma afetiva sobre diferenças”, afirma Bianca.

Obra de Felipe Iskor

Trazendo à tona a valorização da cultura indígena, o questionamento do etarismo e a exaltação da sabedoria ancestral, a mostra busca, através do subjetivo, combater os preconceitos de raça, etnia e gênero, o machismo e lutar por uma sociedade mais justa e mais inclusiva. “Nós primamos pela escolha de artistas que tenham na sua vivência a diversidade na prática. Queremos que as pessoas saiam de lá com a experiência de ter conhecido a arte de diversas pessoas e pessoas diversas. Nosso objetivo é que consigamos aprender com o outro”, destaca Vera.

Com sua sede sul-americana localizada em São José dos Campos, uma das cidades por onde a exposição passará, a Ball acredita no poder da arte como ferramenta para levar mensagens importantes a cada vez mais pessoas. “Como uma empresa global, com diferentes línguas e culturas, valorizar a diversidade é um imperativo para o nosso negócio, e não poderíamos estar mais orgulhosos de patrocinar a Expo Diversos. Acreditamos em valorizar a pluralidade das pessoas e gerar senso de pertencimento, e entendemos a arte como uma ferramenta poderosa para levar essas mensagens para o público geral”, afirma Suellen Moraes, Gerente de Diversidade & Inclusão da Ball na América do Sul.

Para garantir a acessibilidade da exposição para os visitantes, as obras poderão ser acessadas através de QR Code com áudios descritivos e placas técnicas em braille. Em sua primeira parada, na capital do estado, a exposição fica aberta ao público de maneira gratuito entre 10 e 29 de março, de quinta-feira a sábado, das 12h às 20h, e domingo, das 12h às 19h. A entrada é gratuita mediante inscrição pelo Sympla no site da Unibes Cultural.

Expo Diversos

Local: Unibes Cultural – R. Oscar Freire, 2500 – Sumaré, São Paulo