‘Eu sempre soube…’ livro que revela histórias de coragem e aceitação

O livro intitulado “Eu sempre soube…”, do dramaturgo carioca, Márcio Azevedo é baseado na bem-sucedida peça teatral homônima, que já contabiliza sete temporadas no Rio de Janeiro, três na capital paulista e passou por diversas outras cidades, a obra promete conquistar o público com sua poderosa narrativa. O livro já se destaca pelos prêmios que recebeu, incluindo o Funarte de Dramaturgia em 2018, o prêmio de melhor atriz no Profest de Teatro em 2020 e o Cenyn de melhor monólogo em 2019, entre outros reconhecimentos.

“Eu sempre soube…” conta a história da jornalista Majô Gonçalo, que se encontra palestrando sobre as 98 entrevistas que realizou com mães de filhos LGBTQIAP+. Nesse livro documentário, o leitor é apresentado a uma emocionante história de amor, do tipo mais puro e incondicional que se pode experimentar: o amor de mãe. A obra destaca mães que são capazes de fazer qualquer sacrifício em nome do amor que sentem por seus filhos, reinventando-se e reconstruindo-se diante das realidades enfrentadas por eles para preservar sua dignidade. Essas mães são verdadeiras leoas, prontas para enfrentar com garras afiadas qualquer preconceito ou ignorância que possa prejudicar seus filhos. Elas são mães pela diversidade, dispostas a reorganizar seus lares e famílias em respeito e dedicação às escolhas dos filhos.

Márcio Azevedo agrupou as experiências dessas mulheres corajosas e suas vivências em três momentos-chave. Primeiramente, o autor explora como as mães reagem ao ouvirem de seus filhos a frase: “sou gay”. Em seguida, aborda a violência nas ruas que coloca em risco a vida de seus filhos e o preconceito enfrentado por eles na escola, no bairro, na rua, nos prédios e, principalmente, dentro de casa.

O livro também examina como as mães lidam com a transição de gênero de seus filhos. Como elas comunicam essa transformação aos outros membros da família? Quais são os riscos envolvidos nas cirurgias? Como é a readaptação do(a) novo(a) filho(a) na sociedade?

Outro tema abordado é a luta dessas mães quando seus filhos comunicam que estão com HIV. Como elas abraçam a causa de seus filhos? Como lidam com mais um tipo de preconceito? Ao longo do livro, por meio das falas da personagem Majô Gonçalo, somos inundados por palavras de amor, esperança, afeto e dor.

A obra de Márcio Azevedo traz uma perspectiva abrangente de todo o território brasileiro, uma vez que o autor fez questão de ouvir o relato de uma mãe de cada estado. “Eu sempre soube…” não é apenas um livro, é uma cartilha e uma poderosa arma na luta contra a homofobia, oferecendo ao leitor uma oportunidade de reflexão e transformação.

Com sua estreia literária, Márcio Azevedo demonstra a habilidade de transcender as barreiras artísticas, levando sua mensagem de amor e aceitação para além dos palcos. Seu livro promete ser um marco na luta pelos direitos LGBTQIAP+ e na promoção de uma sociedade mais inclusiva e compassiva.