Descobrindo Mundos: Celebrando o Dia Mundial do Turismo LGBTQ+

No cenário global do turismo, um dia se destaca pela celebração da diversidade, inclusão e conscientização: o Dia Mundial do Turismo LGBTQ+. Comemorado no dia 10 de agosto, este dia especial é marcado por atividades que enfatizam não apenas os aspectos turísticos, mas também os socioculturais, políticos e econômicos do turismo LGBTQ+.

O Dia Mundial do Turismo LGBTQ+ não é apenas uma celebração, mas uma plataforma para aumentar a conscientização global sobre a importância do turismo inclusivo e diverso. A Câmara de Comércio LGBT da Argentina (CCGLAR) e a Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil estão na vanguarda desse movimento, trabalhando incansavelmente para promover um turismo que seja inclusivo, responsável, sustentável, seguro e universalmente acessível. Juntas, essas organizações convidam pessoas de todas as origens a se unirem na celebração em destinos que valorizam a diversidade e a inclusão.

Tema de 2023: “Descobrir, Compartilhar e Cuidar”

O tema escolhido para o Dia Mundial do Turismo LGBTQ+ em 2023, “Descobrir, Compartilhar e Cuidar: Turismo LGBTQ+ rumo à Prosperidade Sustentável”, está alinhado com a visão da Organização Mundial do Turismo. Em um mundo que ainda enfrenta desafios de discriminação e criminalização da homossexualidade, este tema ressoa como um lembrete de que o turismo deve ser uma força impulsionadora para a prosperidade sustentável, priorizando todas as pessoas e o planeta. No contexto de uma recuperação acelerada do setor, a oportunidade de repensar práticas e direcionar a sustentabilidade, inclusão e resiliência é fundamental.

Com mais de um terço dos países ainda criminalizando a homossexualidade, o Dia Mundial do Turismo LGBTQ+ se torna um momento significativo para ações coordenadas. Representantes de diversas organizações em países que acolhem turistas LGBTQ+ se unem nesta data para enviar uma mensagem clara ao mundo: o turismo deve ser uma atividade inclusiva e diversa, e a igualdade deve ser buscada em todas as nações. Essa mobilização global ajuda a sensibilizar as pessoas sobre a importância de tornar o turismo uma atividade que respeita a diversidade em todas as suas formas.

Homenagem aos Pioneiros

O dia 10 de agosto é mais do que uma celebração; é uma oportunidade para reconhecer os pioneiros que moldaram o turismo LGBTQ+ como o conhecemos hoje. Em 1965, Bob Damron deu um passo corajoso ao criar o “The Address Book”, o primeiro guia LGBTQ+ da história, que conectava a comunidade a destinos seguros e acolhedores. Damron abriu caminho para uma experiência de viagem mais autêntica e confortável para milhares de pessoas LGBTQ+, e seu legado ainda ecoa na indústria do turismo.

O Dia Mundial do Turismo LGBTQ+ é mais do que um dia no calendário; é um símbolo do poder do turismo como uma ferramenta de inclusão, conscientização e mudança. À medida que celebramos este dia, é vital lembrar que o turismo pode ser uma força para a prosperidade sustentável e a igualdade, e que cada um de nós desempenha um papel na criação de um mundo mais inclusivo e diverso para os viajantes LGBTQ+.