Pressione "Enter" para pular para o conteúdo

MercadoTurismo

Câmara LGBT e Embratur assinam acordo para ampliar promoção internacional do turismo LGBTI+

Durante o Salão do Turismo, a Embratur e a Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil assinaram, durante o Salão Nacional do Turismo, um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a finalidade de unir esforços para a promoção internacional e apoio à comercialização dos destinos brasileiros classificados como estratégicos para o segmento.

Aline Dias e Daniel Noble, respectivamente supervisora e assessor executivo na Coordenação de Diversidade, Afro-turismo e Povos Indígenas da Embratur; Marcelo Freixo, presidente da Embratur; Ricardo Gomes, presidente da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil; Jaqueline Gil, diretora de marketing e comunicação Embratur; Tânia Neres, coordenadora de Afro-turismo, Diversidade e Povos Indígenas e Monica Samia, gerente de Experiências e Competitividade internacional da Embratur

O documento assinado prevê a execução de uma série de ações conjuntas, que serão elencadas em um Plano de Trabalho, de acordo com a coordenadora de diversidade, afroturismo e povos indígenas da Embratur, Tania Neres. “Vamos seguir um plano de ação, com estratégia e muita parceria, com pessoas dedicadas ao mercado LGBT. É de grande importância para a Embratur saber, exatamente, quais são os destinos que a gente pode trabalhar e divulgar nas feiras de promoção do turismo brasileiro, no período de 2024 a 2027”, explica. “Estamos muito felizes com esse acordo para fortalecer e ampliar a promoção do turismo LGBT. Isso porque não dá para trabalhar com o mercado desse segmento sem ter a força da Câmara”, enfatiza.

Para o presidente da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil, Ricardo Gomes, o trabalho com a Embratur irá permitir que o turismo LGBT brasileiro prospere.  “Com essa parceria vamos poder correr o mundo, levando a imagem do Brasil diverso, do Brasil que recebe a todos com carinho e paixão. Somos brasileiros, somos um povo muito acolhedor, e nós podemos e devemos nos preparar, cada vez mais, para atrair para o nosso país um maior número de turistas LGBT, de todos os quatros cantos do mundo”, destacou.

Coordenação

Vale ressaltar que a atual gestão da Embratur criou, no início de 2023, uma coordenação dentro da Gerência de Experiências e Competitividade Internacional para cuidar das temáticas do “Afroturismo, Diversidade e Povos Originários”. O intuito é atuar junto a estes públicos estratégicos para a Agência e que retratam a cultura brasileira para o mundo como um país diverso, inclusivo e acolhedor.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, considera um marco na história da Agência, como do Brasil, ter pautas tão relevantes como eixos prioritários de trabalho. “Queremos fortalecer o turismo no Brasil, de forma a estimular a promoção internacional de segmentos do turismo, como os voltados para o público LGBT, como também para os povos originários e o afroturismo”. A nossa parceria irá fortalecer os destinos brasileiros, como também o trade turístico nacional, para que possam receber cada vez mais e melhor o turista LGBT do Brasil e do mundo”. Freixo ainda parabenizou Ricardo Gomes pelo trabalho à frente da Câmara LGBT, que tem sido fundamental para a comunidade LGBTQA+ brasileira.

O Brasil é um dos países que mais recebe turistas LGBTs no mundo, de acordo com levantamento do Gay Travel Index 2023, e tem destinos turísticos muito procurados por esse público, como a cidade do Rio de Janeiro, eleita o melhor destino internacional LGBT. “O nosso país tem todos os atrativos que eles mais gostam. O principal é sol e praia, e depois cultura e gastronomia”, completou a coordenadora Tania Neres.

Marcelo Freixo e Ricardo Gomes assinam acordo

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Câmara LGBT usa cookies essenciais e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com as condições da nossa Política de Preivacidade.