Câmara LGBT do Brasil leva diversidade para a WTM Latin America

A Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil marcou presença na WTM Latin America, que aconteceu no Expo Center Norte, entre os dias 03 e 05 de abril. Durante o evento, a entidade distribuiu a versão 2023 do Azulejo “AQUI RESPEITAMOS A DIVERSIDADE” para associados, personalidades do setor e órgãos governamentais.

O azulejo deste ano contou, pela primeira vez, com o selo Brasil, relançado pela Embratur. Marcelo Freixo, presidente da Embratur, Jaqueline Gil, diretora de marketing, inteligência e comunicação da Embratur, Luís Maurício Bacellar Batista, secretário de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA); Daniel Zanetti, diretor da WTM Latin America; Rodolfo Marinho,  secretário municipal de Turismo de São Paulo; Paulinho Toa Toa, vice-prefeito e secretário de Turismo de Porto Seguro; Daniela Maia, secretária de municipal de Turismo do Rio de Janeiro; Toni Sando, presidente executivo da Fundação 25 de Janeiro (São Paulo Convention & Visitors Bureau e Visite São Paulo) e da Unedestinos (União Nacional dos CVBs e Entidades de Destinos), foram algumas das autoridades que passaram pelo espaço da Câmara LGBT.

Nossa parceria com a WTM e participação na feira acontece desde 2018 e a cada ano nosso espaço recebe mais profissionais do trade turístico, tanto do Brasil quando do exterior. Isto é o reflexo de que cada vez mais empresas da cadeia do turismo, bem como destinos e poder público tem interesse de conhecer e trabalhar de forma adequada para atender o turista LGBTQIA+”, pontua Ricardo Gomes, presidente da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil.

Conferência Internacional da Diversidade

Outro destaque da entidade e que atraiu grande interesse do público, foi a Conferência Internacional da Diversidade, que ocorre entre os dias 25 e 28 de abril, no Centro Fecomercio de Eventos, em São Paulo. A conferência é uma plataforma para o fomento de negócios para empresas amigas da diversidade, além de profissionais e empresas com projetos culturais focados na diversidade e para a rede produtiva do Turismo LGBTQIA+.

3º Prêmio de Turismo Responsável

Ricardo Gomes, presidente da Câmara LGBT, foi um dos membros do júri da edição de 2023, do 3º Prêmio de Turismo Responsável, organizado pela WTM. O prêmio reconhece publicamente as iniciativas mais inspiradoras e replicáveis em turismo sustentável e responsável, com o objetivo de promover mudanças positivas em toda a indústria de viagens e turismo. A premiação, que aconteceu na terça-feira (04), selecionou 15 finalistas que atuam em cinco países da América Latina. Gomes entregou os prêmios para a categoria “Melhores iniciativas para a conservação da natureza”, que teve como ganhadores Las Torres Patagonia e Toca do Kaynã (ambos na categoria Gold) e Wilderness Patagonia (categoria Silver).

Para a Câmara LGBT, a participação na WTM Latin America foi essencial para conscientizar o público sobre a importância da diversidade e inclusão no setor do turismo. Além de criar um ambiente acolhedor e respeitoso para todos os turistas, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero, a entidade se consolida como referência na defesa da diversidade e inclusão no setor de viagens e turismo.