São Paulo celebra a diversidade na 12ª Semana Municipal de Incentivo à Leitura

Entre os dias 10 e 14 de abril, São Paulo recebe a 12ª Semana Municipal de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura. O evento, que faz parte do Calendário Oficial da cidade, terá um formato híbrido e se concentrará no tema “Igualdade e respeito às diferenças”. A abertura, marcada para o dia 10 de abril no Theatro Municipal, contará com uma programação repleta de atividades voltadas para mais de 1200 estudantes da rede pública, professores e bibliotecários.

Programação para todos os gostos

Sarau em pleno Viaduto do Chá, apresentações teatrais, circenses e de dança em bibliotecas e CEUs, contação de histórias em praças e pontos de leitura; biblioteca volante do Sesc, visita guiada no Centro Cultural São Paulo, exposição na Unibes Cultural, musicais, oficinas e muito mais. Tudo isso gratuitamente, abrangendo as regiões Norte, Sul, Leste, Oeste e Central da cidade. E tem também a vasta programação online, transmitida pelas redes sociais da Semana (Estudo e Leitura).

Sucesso na última edição, as lives também acontecem agora e marcam a participação de importantes nomes da literatura infantojuvenil, entre eles Ricardo Viveiros, Rodrigo Libânio e Beth Cardoso. Ainda integram as atividades exibições de curta-metragem e making-off, além de um bate-papo com integrantes do projeto Repórteres do Futuro.

Criada a partir da Lei 14.999/09, de autoria do vereador Professor Eliseu Gabriel (PSB), a Semana de Leitura tem a proposta de despertar, desenvolver e estimular essa prática em crianças, jovens e adultos. Toda a programação é realizada pelo gabinete do vereador em parceria com as secretarias municipais de Educação, de Cultura e da Pessoa com Deficiência, com o apoio de importantes entidades do setor.

“O maior mérito desse projeto é ser inclusivo e oferecer aos participantes oportunidades e experiências de estudo, de cultura e de leitura muitas vezes subtraídos em razão das dificuldades econômicas e sociais”, afirma Eliseu. Ele ressalta dados do Instituto Pró-Livro “o brasileiro lê, em média, 2,4 livros por ano, enquanto pesquisas internacionais apontam que os franceses leem 21 livros por ano e os canadenses leem 12”.

A programação completa da Semana será disponibilizada no link: https://estudoeleitura.com.br/agenda-sel/

12° Semana Municipal de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura

De 10 a 14 de abril de 2023

10 de abril – 13h