Virgin Atlantic estreia rota diária Londres-São Paulo em maio de 2024

São Paulo foi escolhida pela Virgin Atlantic para marcar sua estreia na América do Sul, anunciou a companhia aérea do Reino Unido nesta segunda-feira (5). A partir de maio de 2024, a Virgin Atlantic operará voos diários entre Londres e São Paulo, com uma duração aproximada de 12 horas. Essa nova rota foi resultado de uma colaboração entre o Aeroporto de Guarulhos (GRU), a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) e a Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo.

Para essa operação, a Virgin Atlantic utilizará sua aeronave principal, o Boeing 797-9 Dreamliner, que será responsável pelo transporte dos passageiros entre os aeroportos. Os voos terão início em 13 de maio de 2024, mas as vendas das passagens já começam em agosto deste ano, com preços a partir de £655 (cerca de R$4.000).

O Diretor Comercial do Aeroporto de Guarulhos, João Pita, divulgou a decisão e comemorou essa nova parceria entre o Reino Unido e o Brasil como um marco. Segundo ele, essa é a primeira companhia aérea de longo curso a oferecer voos diários após a pandemia, representando um marco tanto para a Virgin Atlantic quanto para o Aeroporto de Guarulhos.

A escolha do Brasil pela Virgin Atlantic se deve ao fato de São Paulo abrigar grandes empresas multinacionais, proporcionando aos clientes corporativos e viajantes a negócios a oportunidade de voar com o estilo Virgin Atlantic.

“Não poderia ser diferente. Poderíamos listar uma série de motivos pelos quais nosso estado está à frente e preparado para receber novos e importantes voos diretos. São Paulo destaca-se no contexto nacional por sua expressiva participação na economia, possuindo o mais amplo parque industrial do país e um mercado de trabalho caracterizado pela alta qualificação de sua mão de obra”, afirmou Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP).

Além dos negócios que consolidaram São Paulo como um destino importante para viagens e eventos corporativos no Brasil, o estado oferece atrações que o tornam um dos principais destinos de lazer do país. Possui a maior oferta de parques temáticos da América Latina, destinos gastronômicos premiados internacionalmente, atrações de aventura certificadas e uma natureza exuberante.

“O aumento da oferta de voos por meio de parcerias é uma estratégia central da nossa gestão. Nossa missão agora é garantir a promoção dos destinos brasileiros no Reino Unido e ampliar a demanda de ingleses que desejam visitar o Brasil. Nossa contrapartida é a de realizar uma Famtour e uma Press Trip, além de campanhas publicitárias e participação em feiras. Vamos à WTM, em Londres, em novembro, fechar negócios e garantir que as operadoras de turismo inglesas vendam pacotes para o Brasil”, detalhou Marcelo Freixo, presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo).

Embora seja a primeira vez que a companhia aérea inglesa opere voos para o Brasil, já existe uma parceria de codeshare com a Latam, o que proporciona conexões para doze aeroportos domésticos no país, incluindo Rio de Janeiro, Salvador e Florianópolis. Os membros do programa de fidelidade Flying Club também terão opções de acumular e resgatar milhas nessa rota. Além disso, os passageiros que partirem de Guarulhos com destino a Heathrow poderão fazer conexões para outros destinos, como Tel Aviv, Delhi e Xangai.