Starbucks Brasil traz de volta o Pride Frappuccino® em apoio ao Mês do Orgulho LGBTQIA+

Para celebrar o Mês do Orgulho, a Starbucks Brasil, operada pela SouthRock, empresa licenciada para operar as lojas da marca no país, anunciou hoje o retorno do Pride Frappuccino® em edição limitada a todas as suas unidades. Durante os dias 9 a 11 de junho, o lucro líquido obtido com a venda desse produto será doado a organizações sem fins lucrativos que apoiam a comunidade LGBTQIAP+, como a Casa 1 e a Casa Florescer em São Paulo, o Grupo Arco-Íris de Conscientização Homossexual no Rio de Janeiro, a Casa Rosa em Brasília, o Grupo Dignidade em Curitiba e a ONG Somos em Porto Alegre.

Pride Frappuccino®

O Pride Frappuccino® deste ano apresenta a receita do Starbucks® Cinnamon Toffee Frappuccino®, que faz parte do menu sazonal de outono. Essa deliciosa combinação une a sutileza da canela ao sabor característico das castanhas caramelizadas. O lançamento do Pride Frappuccino® coincide com a data da maior Parada do Orgulho LGBT+ do mundo, que ocorre em São Paulo. A bebida estará disponível ao longo do mês de junho, com preços a partir de R$ 20,00 ou resgate por meio de 70 estrelas do programa Starbucks Rewards.

A bebida comemorativa estará disponível entre 9 e 11 de junho como parte da campanha da marca – Foto: Divulgação Starbucks Brasil

Claudia Malaguerra, diretora executiva da Starbucks Brasil, destacou: “Desde o início, a Starbucks se propôs a ser uma empresa diferente, que não apenas celebra o café e sua rica tradição, mas também promove um sentimento de conexão entre as pessoas. Em nossas lojas, valorizamos a criação de um espaço inclusivo e livre de julgamentos, onde todos possam ser autênticos”. Ela ainda acrescentou: “No Brasil, estamos orgulhosos de apoiar, desde 2018, organizações locais e seus projetos de inclusão LGBTQIAP+, por meio da doação do lucro das vendas de nossos produtos, incluindo o Pride Frappuccino®, para ajudar pessoas em situações de vulnerabilidade devido à sua orientação sexual ou identidade de gênero”.

Além do Pride Frappuccino®, a campanha Pride da Starbucks Brasil conta também com o Rainbow Cake – um delicioso bolo com seis camadas de massa de baunilha nas cores do arco-íris, recheado com ganache branco e coberto com chocolate meio amargo. Essa tentação estará disponível em fatias durante todo o mês de junho, a partir de R$ 19,90 ou resgate por meio de 70 estrelas do programa Starbucks Rewards.

Rainbow Cake – Foto: Divulgação Starbucks Brasil

Comunidade Trans

A empresa também está engajada em apoiar a comunidade trans. Em suas lojas, a Starbucks adota a prática de escrever o nome dos clientes nos copos, independentemente de sua identidade de gênero, sem questionamentos. Essa prática inspirou o projeto “Eu Sou”, lançado em janeiro de 2020 em apoio ao Dia Nacional da Visibilidade Trans. O projeto oferece apoio jurídico e psicológico gratuito aos parceiros (colaboradores) que desejam retificar seus nomes e gêneros em suas certidões de nascimento. Até o momento, mais de 100 parceiros e membros de ONGs parceiras da Starbucks Brasil já passaram por esse processo. O impacto significativo do projeto foi registrado em um vídeo que recebeu o Grand Prix no Cannes Lions Festival em 2021, além de dois prêmios Effie, entre outros reconhecimentos do setor.

Como uma extensão do projeto “Eu Sou”, a SouthRock liderou a iniciativa “I Am Working” em 2022, com foco na empregabilidade da comunidade transgênero, historicamente marginalizada no mercado de trabalho brasileiro. A ação incluiu entrevistas de emprego e um programa de capacitação desenvolvido exclusivamente para membros da comunidade trans e travesti interessados em vagas disponíveis na Starbucks e em outras marcas operadas pela SouthRock no Brasil. O primeiro mutirão de entrevistas foi realizado em abril de 2022 na loja Starbucks da Rua Haddock Lobo, em São Paulo, e recebeu o bronze no Cannes Lions 2022.

As iniciativas da Starbucks Brasil para promover a inclusão LGBTQIA+ podem ser acompanhadas nas redes sociais da empresa, como LinkedIn, Instagram, Facebook, Twitter, TikTok e YouTube.