Pressione "Enter" para pular para o conteúdo

EventosMercadoTurismo

Turismo LGBT+ movimenta economia de Foz do Iguaçu

O turismo LGBT+ é um dos segmentos que mais cresce no mundo e vem ganhando destaque em destinos inclusivos como Foz do Iguaçu. De acordo com o Ministério do Turismo, casais homoafetivos chegam a gastar quatro vezes mais que casais heterossexuais durante viagens, escolhendo experiências exclusivas, hotéis de categoria superior e gastronomia diferenciada.

Globalmente, esse mercado movimenta de 10% a 20% do turismo mundial, o que equivale a cerca de US$ 500 bilhões por ano. No Brasil, cidades que investem em inclusão colhem os frutos dessa demanda: mais consumo em bares, cafés, moda e eventos culturais. “Esse público busca experiências seguras e de qualidade, e é fundamental para a economia do turismo no país”, destaca Maria Valéria, diretora de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do Ministério do Turismo.

O público LGBT+ frequentam muitos espaços gastronômicos para pequenas reuniões sociais, estudar ou até mesmo para trabalhar de forma remota, como é o caso das cafeterias, como é o caso da Coar Cafeteria, Consciência Café e o Café com Passagem. A Coar, no centro de Foz, atua desde 2020 e oferece produtos artesanais, como tortas e brunchs com influências brasileiras, árabes e canadenses. Segundo seus idealizadores, empatia, respeito e paciência são pilares do negócio. “Valorizamos e apoiamos toda a diversidade da nossa cidade”, afirmam. A cafeteria afirma estar preparada para receber o público LGBT com base nesses princípios.

No Consciência Café, localizado no Jardim Panorama, o foco está na torra própria de cafés especiais e em um ambiente de proximidade com o cliente. A casa conta com colaboradores LGBT e promove rodas de conversa e parcerias com iniciativas locais de inclusão. “Acreditamos que café combina com diversidade” – afirma a proprietária Taiana Santana.

Já o Café com Passagem, que completará 10 anos em 2026, destaca-se por oferecer o maior número de métodos de café filtrado do Brasil — com pelo menos 10 rótulos de cafés especiais classificados pela Specialty Coffee Association (SCA). O estabelecimento afirma priorizar um atendimento respeitoso para todos os públicos. Thiago Barudi, diretor do Café com Passagem, comenta: “Amamos estar com pessoas, ensiná-las sobre café e aprender com elas também”.

O fortalecimento da visita do público queer em Foz do Iguaçu tem sido apontado como estratégico. Segundo o Fórum de Turismo LGBT, casais homoafetivos gastam até quatro vezes mais que casais hetero durante viagens. Para o Ministério do Turismo, “o país exalta a diversidade e tem, no turismo LGBTQIA+, um segmento de grande importância, com impactos significativos na economia nacional e na projeção de sua imagem no exterior”.

Festa celebra diversidade em Foz do Iguaçu

Na perspectiva do turismo voltado à diversidade, ocorre em Foz do Iguaçu, entre os dias 18 e 21 de setembro, o II Festival Love Iguassu, voltado à comunidade LGBTQIAPN+. O evento inclui passeios às Cataratas, experiências gastronômicas e uma festa de encerramento no Marco das Três Fronteiras, com open bar e DJs nacionais.

Desconto – Moradores de municípios lindeiros ao Parque Nacional do Iguaçu, ao Lago de Itaipu e cidades vizinhas — incluindo localidades do Paraguai e da Argentina — têm direito a 20% de desconto nos ingressos, mediante uso do cupom AFESTA20OFF e apresentação de comprovante de residência.

Mais informações sobre o evento:

Site oficial: https://loveiguassu.com.br 

Instagram: @loveiguassu

E-mail: [email protected]

WhatsApp: +55 45 991366.0832

    Envie um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Câmara LGBT usa cookies essenciais e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com as condições da nossa Política de Preivacidade.