Pressione "Enter" para pular para o conteúdo

NotíciasTurismo

Setur-BA nomeia Petra Perón, representante da comunidade, para coordenar as ações do Turismo LGBT no estado

                                                                       Petra e Secretário Maurício Bacelar (Foto: Divulgação )

O Secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, nomeou Rafael Pedral, artista que dá vida à Drag Queen Petra Peron para o cargo de Coordenadora de Regionalização e Promoção do Turismo LGBT da Setur Bahia. Que o Turismo LGBT tem conseguido avançar e romper barreiras não é nenhuma novidade, no entanto ter uma Drag Queen coordenando o Turismo LGBT em um dos estados mais diversos e que mais recebe a comunidade, isso sim é um gol de placa. Lideranças do turismo e da comunidade LGBT prestigiaram a posse da Coordenadora.

Para impulsionar o segmento, a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) conta agora com uma representação profissional para aplicar as políticas públicas voltadas para o turista LGBT. A nomeação emblemática e mais que acertada, faz parte do trabalho que o turismo da Bahia tem feito nos últimos anos para incrementar o Turismo LGBT no estado, além de se preparar e sensibilizar o trade turístico baiano para receber cada vez mais e melhor o turista LGBT.

                                    Giulliana Brito, Chefe do Gabinete, Deputado Bacelar, Petra, Secretário Maurício Bacelar (Foto: Divulgação )

Para diretoria da Câmara LGBT, a nomeação não causou surpresa porque a entidade acompanha há anos e tem orgulho de fazer parte de muitas ações que a Bahia de todos os Santos, de todos os amores, de todas as cores e de todas as religiões, tem implantado para o fomento do turismo LGBT.

O presidente da Câmara LGBT, Ricardo Gomes, comemorou e fez questão de ligar para o Secretário, para Petra e para Regina Ahmed, Diretora de Promoções da Setur-BA para parabenizar e cumprimentar pela nomeação e pelo cuidado que o Estado tem tido com o Turismo LGBT e também com a entidade. “No ano passado em junho quando realizamos a primeira edição do LGBT Travel Connecting em Salvador em parceira com a Setur-BA, o Secretário me apresentou Petra e disse que ainda iriamos trabalhar juntos. No momento não entendi exatamente como isso iria acontecer, mas naquele mesmo dia numa conversa das mais animadas com Petra falamos de várias ações e eventos que entendíamos ser importantes para o fomento do turismo LGBT baiano. Muito nos orgulha essa nomeação e que ela sirva de exemplo. Parabéns Secretário, parabéns Petra! Que nestes 4 anos consigamos juntos construir uma Bahia ainda mais acolhedora ao turista LGBTR do Brasil e do Mundo”, declarou o executivo.

                                  Petra, Maricio Bacelar, Jean Paul Gonze – Presidene ABAV-BA, Deputado Bacelar (Foto: Divulgação)

Para a Setur-BA a nomeação, além de emblemática, é um marco na história do turismo da Bahia que a cada ano avança mais em direção ao objetivo de ser cada vez mais inclusivo e acolhedor aos turistas de todos os amores. “Ter uma drag queen no quadro da secretaria dá legitimidade às ações para o segmento e demonstra o compromisso do Governo da Bahia com a diversidade”, afirmou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.

                                          Regina Ahmed, Diretora de Promoções da Setur-BA e Petra Perón (Foto: Divulgação ?

Câmara LGBT – Como foi pra você ter recebido este convite para assumir a Coordenadoria de Regionalização e Promoção do Turismo LGBT da Setur-BA?

Petra Peron – Fiquei muito feliz e empolgado com o convite. São momentos como este que nos dão a certeza de que nossos caminhos estão acertados. Nós já tínhamos um diálogo com o secretário Mauricio e sua equipe. Quando assessor na Assembleia legislativa da Bahia já vínhamos articulando e mediando demandas de diversos segmentos do turismo, com destaque ao turismo LGBTQIAP+, comunitário e o ecoturismo, e buscando também recursos para viabilizar os investimentos. Agora tenho a oportunidade de contribuir para a minha comunidade por dentro do Governo do Estado.

Câmara LGBT – O seu olhar será um diferencial para o Turismo LGBT baiano. Como pretende contribuir para que a Bahia seja ainda mais acolhedora para o Turista LGBT?

Petra Peron – Precisamos enxergar o potencial do turismo LGBTQIAP+ não somente como um mercado consumidor, mas também uma forma de resistência, sociabilidade e empoderamento social de milhares de LGBTQIAP+ baianos e de tantos que vêm ao nosso estado anualmente. Vamos buscar estratégias que permitam à cadeia produtiva do turismo LGBTQIAP+ baiana se apropriar, cada vez mais, dos espaços públicos e privados na perspectiva da inclusão social, da promoção da diversidade sexual e da cidadania. Para perseguir estes objetivos vamos fazer bastante o nosso dever de casa de mobilização, mapeamento, qualificação e estruturação de nossa cadeia produtiva, bem como elaborar diagnósticos dos principais desafios e construir coletivamente saídas para eles.

afirmou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.

Câmara LGBT – O que você espera da Câmara LGBT nesta Jornada contigo, uma vez que a Bahia é associada da entidade e um dos parceiros de anos da nossa Conferência Internacional da Diversidade?

Petra Peron – Muito diálogo e parceria. É função do governo do estado construir espaços de oitivas e liderar coletivamente processos de fomento e promoção do turismo baiano. E como estamos falando de um segmento especifico a expertise e rede de vocês será fundamental para o turismo LGBTQIAP+ baiano. Acredito que daremos um salto no próximo período e a Câmara LGBT será imprescindível no processo.

Quem é Petra Perón?

                                                                                            Foto: Arquivo Pessoal

Rafael Pedral, artista que dá vida a Petra, conta que ela surgiu no ano de 2015, num momento muito difícil da sua vida, e do país com o avanço do conservadorismo e recuo de muitos direitos conquistados com duras lutas. Petra veio neste contexto para desopilar e ao mesmo tempo ressignificar a luta do artista por um Brasil comprometido com políticas públicas de reparação, e sempre alinhada com a agenda dos direitos humanos.”

Adotada como filha pela grande Drag Queen baiana Valerie O’rarah, na sua curta jornada de cinco anos, já conquistou três concursos de Miss, dois locais e um nacional. Ela já foi Miss Salvador Gay, Miss Bahia Gay e Miss Brasil Gay Versão Bahia. Já faturou o Microfone de Ouro 2017 (Concurso de Dublagem na Sauna P11, Salvador) e foi indicada ao Prêmio Braskem de Teatro 2017 na categoria Melhor Espetáculo Infantil com “O Cordel de Maria Cindragrela. A Drag se apresenta nas principais casas da capital baiana além de atuar como Hostess e animadora de festas (aniversários, despedidas de solteiro e chás de bebê).

Petra vem de Petra Herrera, indígena guerrilheira na revolução mexicana, e Perón vem de Evita Perón, grande diva estadista argentina. Pedral tem 35 anos, iniciou sua trajetória política no Movimento Estudantil, no Centro Acadêmico de História e depois no Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFBa. Foi assessor parlamentar dos deputados estaduais Bira Coroa, Luiza Maia e Jacó Lula da Silva, e foi um dos articuladores do Fórum LGBTI da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Hoje atua na ONG DiverCidade, na executiva LGBT do PT Nacional e da Bahia, e está secretária LGBT do PT de Salvador. Artivista, midiativista, agitador cultural, militante dos Direitos Humanos e do Movimento LGBTI+, já foi secretário de juventude da ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexual, Travestis, Transexuais e Intersexos) e representante LGBTI+ no Conselho Nacional de Juventude.

 

    Envie um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Câmara LGBT usa cookies essenciais e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com as condições da nossa Política de Preivacidade.