Pressione "Enter" para pular para o conteúdo

EventosTurismo

Rio de Janeiro é escolhido para sediar evento internacional de turismo em 2025

Em 2025, o Rio de Janeiro sediará o evento anual do ISO/TC 228, o comitê técnico da International Organization for Standardization (ISO) dedicado às atividades de turismo. O ISO/TC 228 foi criado em 2005, com o Brasil participando ativamente desde sua primeira reunião por meio do Comitê Brasileiro do Turismo (CB 54), ligado à Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Embora as datas exatas do evento ainda não tenham sido definidas, espera-se que seja um marco importante para o setor de turismo brasileiro.

O principal objetivo do ISO/TC 228 é desenvolver normas internacionais que garantam a qualidade, segurança e sustentabilidade dos serviços turísticos. Atualmente liderado pela Espanha, o comitê conta com a participação de 105 países e diversas organizações relacionadas ao turismo. Ao longo de sua trajetória, o grupo já produziu 46 normas técnicas internacionais e está trabalhando em mais 17 novos documentos.

No evento, técnicos e especialistas de vários países se reunirão em grupos de trabalho temáticos para discutir e definir melhores práticas para o turismo, abordando tópicos como terminologia, serviços, destinos, equipamentos, infraestrutura, sustentabilidade, segurança e qualidade. As normas resultantes dessas discussões, quando aprovadas em consenso, podem ser utilizadas como padrão internacional para a promoção do turismo por governos, empresas do setor e até mesmo pelos próprios turistas.

A escolha do Brasil como sede do evento foi recebida com entusiasmo pelo presidente da Embratur, Marcelo Freixo. Ele enfatizou que o ano de 2025 será importante para o país, já que também será o ano da COP-30, destacando a relevância da sustentabilidade para o Brasil. Muitos dos temas abordados na ISO estão relacionados ao turismo sustentável e responsável, tornando essa oportunidade ainda mais significativa.

Participar das reuniões do ISO/TC 228 é uma oportunidade valiosa para o Brasil, permitindo que o país contribua com sua inteligência e opinião técnica em discussões conjuntas com outras nações. Isso proporciona uma interferência construtiva, permitindo que a visão brasileira seja levada em consideração no processo de definição das normas internacionais. Um exemplo desse envolvimento é o coordenador de Natureza e Segmentos Especiais da Embratur, Leonardo de Moura Persi, que representa o Brasil no ISO/TC 228 à frente do GT de turismo de aventura.

Desde 2016, o Brasil também coordena o GT de Turismo Sustentável, liderado por Alexandre Garrido. A normalização internacional é vista como uma atividade estratégica que impacta diretamente a competitividade das empresas e destinos turísticos, ressaltando a importância da participação e liderança brasileira nesse processo.

A iniciativa de trazer o evento ao Brasil partiu da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a pedido da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), com o apoio da Embratur, do Ministério do Turismo, do Sebrae Nacional e da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA).

Com a realização desse importante evento internacional em solo brasileiro, o país reforça seu compromisso com a excelência no setor de turismo, buscando padrões internacionais que assegurem a qualidade e sustentabilidade desse segmento fundamental para a economia e o desenvolvimento do país.

Fonte: Embratur

    Envie um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Câmara LGBT usa cookies essenciais e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com as condições da nossa Política de Preivacidade.