Ponto de Vista

A Ascensão do Empreendedorismo LGBTI+

Por: Afonso Maximino Krücken Martin*

A bola de neve do empreendedorismo LGBTI+ vem ganhando tamanho e velocidade globalmente, impulsionada por um coquetel fortificante de maior aceitação social, crescimento econômico e um incremento no acesso a financiamentos e recursos.

Mas a efervescência do empreendedorismo LGBTI+ não se restringe a negócios com um foco direto na comunidade. Empresas de todos os segmentos estão abrindo os olhos para os benefícios de serem amigáveis e inclusivas para com a comunidade LGBTI+. Isso se manifesta tanto através de produtos e serviços voltados especificamente para as necessidades da população LGBTI+, quanto através da criação de um ambiente de trabalho acolhedor e inclusivo.

Conforme um estudo do Instituto Williams, organizações com políticas de inclusão LGBTI+ veem seus números de performance financeira brilharem em relação às que optam pelo status quo. O mesmo estudo ainda revela que colaboradores em empresas inclusivas se sentem mais satisfeitos em seus papéis e são mais propensos a permanecer no quadro de funcionários.

A emergência do empreendedorismo LGBTI+ está redefinindo o jogo da igualdade e da inclusão. Negócios com uma lente LGBTI+ estão inovando em produtos e serviços que atendem as demandas específicas da comunidade. Simultaneamente, eles são catalisadores na transformação da percepção pública sobre a comunidade LGBTI+.

Com efeito, estão a reescrever as regras de uma sociedade que precisa urgentemente evoluir.

*Afonso Maximino Krücken Martin é diretor executivo da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil