Primeiro dia da 3ª Conferência Internacional da Diversidade e Turismo LGBT

O primeiro dia da 3ª Conferência Internacional da Diversidade e Turismo LGBT na Praça das Artes, em São Paulo, teve casa cheia ao longo de todas as atividades. Painéis com temas abordando o turismo para millenials, destinos para casamentos, hospedagem gay friendly, mercado de luxo, turismo para lésbicas, entre outros, foram destaques da programação.
No painel abordando “Viajando com Millenials”, a jornalista Mag Cale falou sobre a importância de entender esse novo público e quais as estratégias mais eficazes para se comunicar com eles no universo LGBTI+.
Já o destino internacional convidado da Conferência, a Espanha, teve dois bons destaques no dia. Pela manhã, o responsável pelo escritório de turismo espanhol, Juan Antonio Morales, destacou em sua apresentação a importância dos lanços entre os dois países para a promoção do turismo LGBTI+. O executivo salientou ainda que “promover o turismo LGBTI+ entre os dois países é fundamental para gerar o crescimento em conjunto de ações e diretrizes”.
O case de sucesso da companhia aérea chilena SKY Airline, a mais nova associada da Câmara, também despertou muito interesse aos presentes. Marcelo Rodríguez, diretor comercial da companhia, abordou a importância de políticas positivas para os dois países, além de promover o respeito à diversidade.
Muito aguardado, o painel abordando “Destination Weddings”, rendeu boas colocações em torno de um assunto que muitos querem ou sonham: o casamento. Carla Cecchelle, diretora comercial do Hard Rock Hotels Brasil e Simone Tostes, do Aonde Casar contribuíram com suas trajetórias sobre o mercado nacional e experiências internacionais de sucesso sob a mediação do vice-presidente da Câmara, Átila Paixão.
Donna Rose, Gerente de TI, Operações e Infraestrutura da American Airlines, destacou a importância do respetivo a diversidade em grandes empresas. Ela discorreu sobre como tem sido promover a diversidade em uma das maiores companhias aéreas do mundo.
No período da tarde, a Conferência seguiu a todo vapor. O painel “Hospedando com Orgulho” teve a mediação de André Raynaud, Turismo Francês e Diretor de Turismo da Câmara. Entre os participantes estiveram  Juan Julia, CEO da rede espanhola Axel Hotels, Jurandy Regina, Gerente de Vendas e Marketing da Floris Suite Hotel de Curaçao e Antonietta Varlese, Vice- Presidente de Comunicação e Sustentabilidade da rede Accor. Eles apresentaram exemplos de sucesso nas redes de hotéis e como a excelência no atendimento pode se tornar uma forma de conquistar essa parcela tão importante de consumidores.
O badalado empreendedor chinês Charlie Gu aproveitou para dar um panorama global sobre “Mercado de Luxo”. Ele está à frente da agência de marketing Kollective Influence e destacou as estratégias de marketing de influência para atrair o público LGBTI+. Para Clovis Casemiro, coordenador do IGLTA (International Gay & Lesbian Travel Association ) no Brasil, Charlie mostrou o excelente momento que a China passa e o grande potencial de se tornar um dos maiores clientes da América do Sul. “Interessante saber sobre como os millenniuns LGBTI+ chineses estão mudando vários conceitos numa cultura milenar”, comentou em um dos posts da Câmara no Facebook.

No painel “Turismo para lésbicas – Mercado e Marketing”, mediado pela brilhante Marta Dalla Chiesa, do Brazil Ecojourneys, Merryn Johns, editora Chefe da revista lésbica americana The Curve, e Dana Piccoli, consultora de marketing da Olivia Travel e escritora de viagens para lésbicas do blog americano bellabooks.com, deram um panorama sobre o mercado turístico para lésbicas e tendências do mercado e como o Brasil pode aprender com experiências internacionais.

Finalizando de forma bem divertida as atividades do primeiro dia, a nossa diva e rainha das festas, a drag Tchaka fez um rasante para realizar sorteios babadeiros e cheio de brilhos. Foram sorteados Famtours com passagem aérea (em classe econômica), bilhetes de trem, hospedagem, passeios e alimentação, além de diárias (quarto duplo com café da manhã), passagem aérea (classe econômica) São Paulo / Santiago / São Paulo e diárias (quarto duplo com Café da Manhã) – Copacabana Palace (RJ).