A Câmara de Comércio e Turismo LGBT e a Global Vision Access (GVA) vão realizar, no dia 15 de julho, de 16h às 19h, o LGBT Travel Digital Connecting, primeiro evento totalmente virtual com o objetivo de estimular o relacionamento e conhecimento sobre turismo LGBT. Muito mais que apenas informar sobre destino, serviço ou produto, o evento digital vai trazer uma programação rica em conteúdo diverso e útil para o setor. O evento virtual foi pensado e estruturado durante a pandemia do coronavírus, se adaptando à nova realidade, com o objetivo de informar e promover o turismo LGBT.
Segundo pesquisa realizada pela IGLTA (International LGBTQ+ Travel Association), uma das parceiras institucionais do evento, o público LGBTI+ apresenta uma tendência a viajar mais que os outros. No levantamento, dois terços dos entrevistados mostraram interesse em viajar tão logo sejam estabelecidos protocolos de segurança global. Isso apenas reafirma o quanto esse público consumidor é importante para o setor, ainda mais na retomada pós-pandemia. Por isso, é importante e estratégico a realização de um evento que promova essa discussão nos dias atuais.
“Estamos vivendo um momento diferente, por isso organizamos um evento digital em um espaço virtual que realmente venha a atender às necessidades de informação e promoção do turismo LGBT, que vai ser fundamental nesta retomada. Por mais importante que sejam as lives e os webinars, chegou a hora de termos um evento com uma programação dedicada em abordar e discutir o tema. Pensamos em um evento completo que se consolide como uma experiência de muita troca e informação. Ao final do evento, preparamos uma surpresa divertida e festiva, cada um na sua casa, mas todos juntos em prol do fomento do turismo LGBT”, relata Ricardo Gomes, presidente da Câmara de Comércio e Turismo LGBT.
O LGBT Travel Digital Connecting vai contar com o apoio institucional da IGLTA, Braztoa, ABAV e Aliança Nacional LGBTI. Além disso, o evento vai reunir profissionais do trade do turismo com o objetivo de fazer com que os destinos e as empresas participantes apresentem as estratégias e os posicionamentos para se afirmarem como LGBT friendly.
No evento virtual, o Espaço Certificação foi criado com o objetivo de capacitar os profissionais do trade, além de despertar credibilidade aos assuntos abordados e entregar valor agregado aos participantes do evento. Já no Espaço Inspiração, os destinos terão até 15 minutos para apresentarem vídeos inspiracionais ou institucionais, apresentando peculiaridades e informações relevantes. No Espaço Chat, vão ser realizadas conversas em horários pré-estabelecidos para reuniões e/ou esclarecimentos para estimular a aproximação com o trade. Por fim, o Espaço Live promoverá debates interessantes sobre temas ligados ao turismo LGBT com convidados especializados no assunto.
A Global Vision Access (GVA), empresa de comunicação e marketing de turismo, contribuirá com sua experiência e conhecimento de plataformas digitais. Para a empresa, sempre foi prioridade o compartilhamento de conteúdos e informações qualificadas com o mercado de turismo brasileiro, por isso a expectativa é que este evento seja o primeiro de muitos. O modelo do LGBT Travel Digital Connecting não precisa ficar restrito a este momento de isolamento social. Eventos online visam a produtividade e possuem um maior alcance, possibilitando o engajamento de participantes de todas as regiões do Brasil.
“Acreditamos que inspiração, motivação, conhecimento e relacionamento inevitavelmente criam oportunidades. Parceria e sinergia são dois pontos chaves para a indústria do turismo, não só para que possamos vencer as crises e enfrentar os altos e baixos cotidianos, mas também para que possamos nos aprimorar, crescer e evoluir sempre juntos”, afirma Gisele Abrahão, diretora da GVA.
Link para inscrição no evento: https://www.sympla.com.br/lgbt-travel-digital-connecting—1-evento-digital-de-turismo-lgbt__897512
Matéria escrita por
Amanda Santiago
Jornalista do Comitê de Comunicação da Câmara LGBT do Brasil