Google homenageia ator e ícone LGBTQIA+ Jorge Lafond

Hoje, o mundo celebra o aniversário de um ícone brasileiro da televisão e das artes cênicas: Jorge Lafond. O Doodle (Google) desta quarta-feira (29) presta uma homenagem a esse multi-talentoso ator, humorista e drag queen, que conquistou o coração do público brasileiro com sua presença marcante em programas de TV icônicos, como “Os Trapalhões” e “Viva o Gordo”, ambos da Rede Globo, e “A Praça é Nossa”, do SBT, onde encantou a todos com sua personagem icônica “Vera Verão”.

Para além de seu sucesso na TV, Lafond era um artista completo, com formação em Artes Cênicas pela  Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Educação Física pela Universidade Castelo Branco. Além disso, ele ainda se dedicou ao estudo do balé clássico e da dança africana, demonstrando sua paixão pela arte em todas as suas formas.

O Doodle do Google de hoje retrata a personalidade vibrante de Lafond, com suas roupas coloridas e botas de salto alto, em uma pose que mostra toda a sua energia e entusiasmo. É uma homenagem justa a um artista que deixou uma marca indelével na cultura brasileira e que será sempre lembrado com carinho e admiração por seus fãs e admiradores.

Quem foi Jorge Lafond?

Jorge Lafond, nascido como Jorge Luiz Souza Lima em 29 de março de 1952 em Nilópolis, região metropolitana do Rio de Janeiro, sempre soube que era gay e tinha paixão pela arte e dança. Formou-se em Artes Cênicas pela UFRJ e em 1974 estreou na TV como dançarino do Fantástico. Depois, atuou em diversos programas da Globo, incluindo “Viva o Gordo” e “Os Trapalhões”, além do filme “Rio Babilônia” e da novela “Sassaricando”. Em 1992, na emissora SBT, Lafond se consagrou como a personagem Vera Verão no programa “A Praça é Nossa”, tornando-se um símbolo na luta contra a homofobia. Jorge faleceu em 2003, aos 50 anos, devido a problemas cardíacos.