Cultura

Festival Transforma abre inscrições para artistas trans, travestis e não-binários

A Transforma – Festival de Cinema da Diversidade de Santa Catarina está selecionando artistas e performers trans, travestis e não-binários para compor a programação especial do evento, que acontece entre os dias 22 e 28 de novembro, no Centro Integrado de Cultura, em Florianópolis (SC).

Principal vitrine audiovisual LGBTQIAPN+ do sul do país, a Transforma também valorizará em sua quinta edição as potencialidades de artistas trans, travestis e não-binários, com apresentações e shows imperdíveis. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas a partir do site oficial do festival (www.festivaltransforma.com.br), até o dia 2 de outubro. Os selecionados receberão R$ 1.200 de cachê.

A Transforma é um festival plural e diverso, que busca dar visibilidade e espaço para a produção artística de artistas LGBTQIAPN+. A inclusão de artistas trans, travestis e não-binários na programação especial do evento é um passo importante para a valorização da diversidade e da pluralidade da cultura queer, afirma a diretora do festival, Camila Silva.

Para se inscrever, os artistas e performers devem enviar um vídeo de apresentação de até 3 minutos, contendo informações sobre a sua trajetória artística e o seu trabalho. O festival também conta com uma programação de filmes, debates, oficinas e atividades culturais. A programação completa será divulgada em breve.

Sobre a Transforma

Produzida pela BAPHO Cultural de Florianópolis e pela Associação em Defesa dos Direitos Humanos com Enfoque na Sexualidade (ADEH), a Transforma é o único festival de cinema LGBTQIAPN+ do sul do país em atividade e uma das poucas a exibir filmes que abordam com profundidade temáticas relacionadas às discussões sobre diversidade sexual, gênero e cultura queer.

Apoio

A V Transforma é um projeto financiado pelo edital Prêmio Catarinense de Cinema (edição 2022), do Governo do Estado de Santa Catarina, via Fundação Catarinense de Cultura (FCC). O evento conta também com o apoio do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC).