Cultura

Festival Rio LGBTQIA+ 2023 destaca personagens LGBTQIA+ em todas as fases da vida

Há mais de uma década, o festival internacional de cinema Rio LGBTQIA+ tem se dedicado a exibir e celebrar filmes que abordam questões relevantes para a comunidade LGBTQIA+. O evento tem como objetivo primordial promover a visibilidade, a representatividade e a diversidade das histórias LGBTQIA+ nas telas. Neste ano, o Rio LGBTQIA+ 2023 apresentará uma programação completa, que ocorrerá entre os dias 6 e 12 de julho de 2023, em locais renomados como o Centro Cultural Banco do Brasil, o Centro Cultural Justiça Federal, o Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica, a Estação e o Instituto Cervantes.

Ao todo, foram selecionados 80 filmes, sendo 14 longas-metragens e 66 curtas-metragens. Dentre esses, 35 curtas são produções brasileiras, enquanto os outros 31 curtas são de origem internacional, provenientes de países como Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Chipre, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Filipinas, França, Guiana, Israel, Itália, México, Portugal, Reino Unido, Singapura, Suíça, Taiwan e Vietnã. Vale ressaltar que grande parte desses filmes terá sua estreia no festival ou será exibida pela primeira vez no Rio de Janeiro. Os filmes selecionados pelo júri oficial serão agraciados com os prestigiosos prêmios Naymovie e CTAv – Centro Técnico Audiovisual, além do troféu do festival. A programação também conta com atividades e eventos complementares, como sessões conduzidas pelos próprios realizadores, debates, workshops e performances artísticas.

O grande destaque deste ano é a seleção de filmes que oferecem representação para pessoas LGBTQIA+ maduras. Ao retratar personagens em diferentes fases da vida, essas produções cinematográficas ajudam a romper estereótipos, promovem a visibilidade e a diversidade dentro da comunidade LGBTQIA+, e desafiam o mito de que a identidade LGBTQIA+ está restrita à juventude. Esses filmes abordam o amor, o desejo e a busca pela felicidade, mostrando que tais aspectos não têm idade.

Data: de 6 a 12 de julho de 2023

Local: Centro Cultural Banco do Brasil, Centro Cultural Justiça Federal, Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica, Estação Net Botafogo e Instituto Cervantes.

Ingressos:

Centro Cultural Banco do Brasil (r$ 10 inteira e r$ 5,00 meia) https://ingressos.ccbb.com.br/cidades/rio-de-janeiro-rj

Centro Cultural Justiça Federal (R$ 10 inteira e R$ 5,00 meia), Estação (R$ 14 e R$ 6,50 a meia-entrada) Instituto Cervantes (R$ 10 inteira e R$ 5,00 meia) Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica (entrada franca)

Venda de ingressos: Todos os links estarão no site www.riolgbtqia.com.br a partir de 3 de julho.

Classificação indicativa do festival: 18 anos.

Website: www.riolgbtqia.com.br