Cultura

Feira Cultural da Diversidade LGBT+ celebra sua 22ª edição no Memorial da América Latina

A tradicional Feira Cultural da Diversidade LGBT+ está se preparando para sua 22ª edição, que promete ser especial e repleta de novidades. Pela primeira vez, o evento será realizado no Memorial da América Latina, localizado na Barra Funda, zona oeste de São Paulo, no dia 8 de junho, uma quinta-feira, das 10h às 21h. Organizada pela Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOLGBT-SP), a feira integra o calendário de atividades da ONG.

Com uma expectativa de receber cerca de 100 expositores, a Feira Cultural da Diversidade LGBT+ proporcionará aos visitantes uma ampla diversidade de estandes, que abrigarão comerciantes, instituições, patrocinadores e opções de alimentação. Além disso, mais de 50 atrações artísticas estarão presentes no Palco da Diversidade LGBT+, garantindo entretenimento e diversão para todos os gostos.

Uma das novidades desta edição é a presença da economia criativa na feirinha de arte queer, onde artistas plásticos terão a oportunidade de comercializar suas obras. Destaca-se também a parceria com o “Planeta Criação” e a “Casa de Criadores”, que irão oferecer um espaço dedicado aos designers de moda, que apresentarão suas criações. O Espaço Vogue estará aberto para o público apresentar números de dança Vogue, K-pop, Salsa ou qualquer outra modalidade de dança que preferir. Outra atração imperdível será o “Karão oque!”, um karaokê livre de rótulos, e a “Experiência Drag”, uma ação em parceria com a Casa Fluída, que permitirá ao público vivenciar a experiência de se tornar uma drag queen por um dia.

A Feira Cultural da Diversidade LGBT+ também terá um espaço dedicado ao Planeta Arte, uma parceria com o Museu Lusófono da Diversidade, The Queer Museum e Diversa, Arte e Cultura, que transformará o evento em um verdadeiro museu livre, com obras e artistas de todo o mundo. Além disso, artistas gráficos trarão HQs, fanzines, animes e todo o universo da cultura pop para a Feira, que também contará com a presença de cosplayers.

Além dos expositores, a feira terá a participação de diversas ONGs ligadas à cultura, saúde, direitos humanos e igrejas inclusivas, entre outras. Entre as instituições confirmadas estão a Secretaria de Justiça do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, Secretaria de Direitos Humanos da Cidade de São Paulo, Secretaria Municipal de Saúde, Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, Secretaria dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Estado de São Paulo, Secretaria de Direitos Humanos – ligada ao Ministério de Direitos Humanos do Distrito Federal, UNAIDS, ACNUR, OAB Diversidade e o Conselho Regional de Psicologia (CRP).

Um destaque especial é a participação do TRE, que estará presente oferecendo orientação e serviços como retificação de nome, consulta ao título eleitoral, emissão de guias e outros. Claudia Garcia, presidenta da ONG, destaca que “a Feira é a oportunidade de fomentar a geração de renda entre pequenos empreendedores LGBT+ e visibilizar a iniciativa de instituições que apoiam, protegem e dão força à nossa comunidade”.

Programação artística – Planeta Show – Palco da Diversidade LGBT+

– Lumy Arte – @lumy.arte

– As Rainhas da Pisadinha – @asrainhasdapisadinha

– Hannah Deggy Bancks – @HannahDeggy

– Ticcy Loretto – @ticcyloretto

– Lorenzo Zimon – @lorenzozimon

– Kaique Theodoro – @kaique.theodoro

– Julian Santt – @juliansantt_

– Nick Cruz – @nickcruz

– Sudano – @eusudano

– Leandrinha Du Art – @leandrinhadu

– Banda Industriestein – @industriestein

– Banda Cáhh Manson – @cahhmansontribute

– Banda Kamaleões – @kamaleoes e @narrienunes

– Banda Lupita Romero – @lupitaromeromartin

– Solidariedança – @solidariedancaoficial

– Luana Hansen – @luanahansenmusic

– Renata Peron e Samba da Diversidade – @sambadadiversidade e @renataperonoficial

– Velaske Brawm (Projeto EU SOU DO AXÉ) – @velaske_brawm e @blocosoudoaxe

– Milena Princes

– Valenttini Drag – @valenttinidrag

– Márcia Pantera

– Show Blue Space – @bluespacesp, @alexiatwister, @dannycowlt, @grettasttar, @marcinhadocorintho e @gysellapopovick

O Palco da Diversidade LGBT+ tem apoio do Proac ICMS  da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

A Feira Cultural da Diversidade LGBT+ tem Patrocinador Master – Sminorff – Patrocinadores: TERRA, VIVO, Amstel – Copatrocinadores: Mercado Livre, L’Oreal, Burger King – Apoio: Banco do Brasil, Accor,  – Apoio de Comunicação: EletroMídia, Agência FOME, JCDecaux – Apoio Institucional: Prefeitura da Cidade de São Paulo –

22ª Feira Cultural da Diversidade LGBT+
Onde: Memorial da América Latina, avenida Mário de Andrade 664, Barra Funda, São Paulo
Quando: 08 de junho (quinta-feira, feriado de Corpus Christi)