Cultura

CEUs sob gestão do Instituto Baccarelli recebem atividades do Museu da Diversidade Sexual

A partir de novembro, os Centros de Educação Unificada (CEUs) geridos pelo Instituto Baccarelli passaram a receber atividades promovidas pelo Museu da Diversidade Sexual (MDS), vinculado à Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. Essa parceria entre o Instituto Baccarelli e o museu tem como objetivo principal fomentar a cultura, tolerância e celebrar uma sociedade diversificada para as comunidades atendidas.

O programa inaugural inclui os encontros do “Jogando Pajubá”, direcionados a adolescentes e adultos, e oficinas de fantoches destinadas a crianças a partir de 6 anos. Desenvolvidas pelo Núcleo de Educação do Museu da Diversidade Sexual, essas atividades abordam de maneira lúdica e acessível temas relacionados à cultura LGBTQIAP+, ampliando os horizontes dos participantes.

Os encontros de “Jogando Pajubá” proporcionam uma imersão no universo da linguagem pajubá, utilizada pela comunidade LGBTQIAP+ e baseada em vocabulários do iorubá e línguas indígenas brasileiras. A programação teve início no CEU Taipas – Professora Maria Beatriz Nascimento, e em 13 de dezembro, chegará ao CEU Freguesia do Ó – Esperança Garcia.

Já as oficinas de fantoches introduzem as crianças ao fascinante mundo das batalhas de lip sync, uma prática difundida na cultura LGBTQIAP+ por meio da cultura drag queen. Durante esses encontros, as crianças são incentivadas a liberar a criatividade ao confeccionar seus próprios bonecos, que competem em uma divertida disputa de dublagens de músicas pop. A oficina encantou as crianças do CEU São Miguel – Luiz Melodia em novembro, e em 7 de dezembro, será a vez do CEU Arthur Alvim receber a atividade.

Edilson Ventureli, diretor executivo do Instituto Baccarelli, destaca a importância dessa parceria para as comunidades atendidas pelos CEUs, enfatizando que as iniciativas do Museu da Diversidade Sexual contribuem significativamente para a transformação social na cidade de São Paulo.

Nay Costa, educador do Museu da Diversidade Sexual, ressalta que celebrar as existências das comunidades LGBTQIAP+ durante as atividades é uma forma de luta pela garantia de dignidade, direitos e políticas públicas, fortalecendo o combate ao preconceito, discriminação e à LGBTfobia.

O Instituto Baccarelli, responsável pela gestão de 12 CEUs em São Paulo, destaca-se pela articulação com diversas instituições, como o Museu da Diversidade Sexual, o Instituto Serginho 10, o Museu do Futebol e o Comitê Paralímpico Brasileiro, promovendo diversas iniciativas conjuntas.

Sobre Museu da Diversidade Sexual
Destaca-se como o primeiro equipamento cultural da América Latina relacionado à Memória e Estudos da Diversidade Sexual. Atualmente, passa por uma expansão de sua sede na estação República do metrô, em São Paulo, visando oferecer uma infraestrutura aprimorada para exposições, mostras e atividades educativas, alcançando um público ainda mais amplo.

Sobre o Instituto Baccarelli
Reconhecido como uma das organizações sem fins lucrativos mais respeitadas do Brasil, proporcionando ensino de excelência nas áreas social, educacional e cultural. Além de formar a primeira orquestra sinfônica do mundo em uma favela, o instituto ampliou sua atuação ao assumir a gestão de 12 unidades dos CEUs em 2022, expandindo sua trajetória de transformação social para diferentes regiões da cidade de São Paulo.