O Carnaval da Bahia 2025 encerrou suas festividades com números impressionantes, consolidando-se como uma das maiores e mais globalizadas edições da história. Com 3,5 milhões de turistas aproveitando a festa em diversas cidades do estado e uma injeção de R$ 7 bilhões na economia local, o evento superou os resultados do ano anterior, quando foram registrados 3 milhões de visitantes e R$ 6,6 bilhões de receita. O crescimento no número de turistas internacionais, que aumentou 16% em relação a 2024, foi um dos destaques, impulsionado pelo fortalecimento da conectividade aérea com a América do Sul e Europa.
Segundo o secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, os voos provenientes de Argentina, Chile, Uruguai, Lisboa, Madri e Paris contribuíram significativamente para a presença estrangeira na festa. “Batemos novo recorde e podemos dizer que globalizamos o Carnaval da Bahia, com gente de todas as partes do mundo, nessa festa que já era a maior e melhor manifestação popular do planeta“, afirmou Bacelar, durante coletiva de imprensa.
A alta ocupação hoteleira também refletiu o sucesso do evento. Em Salvador, a média foi de 94%, com picos de 100% nos meios de hospedagem próximos aos circuitos da folia. No interior do estado, que contou com apoio do governo para realização da festa em 130 municípios, a taxa de ocupação foi de 91%.
Expansão internacional e novos voos
Durante o Carnaval, o secretário Maurício Bacelar se reuniu com o secretário de Turismo de Curaçao, Hugo Clarinda, para discutir um possível intercâmbio turístico entre a Bahia e o país caribenho. “Já temos um voo de Belo Horizonte para Curaçao e estamos estudando a implantação de uma nova rota no Brasil, iniciando as conversas pela Bahia“, destacou Clarinda.

Pesquisa para aprimorar os serviços
Buscando entender melhor o perfil dos visitantes e aprimorar os serviços oferecidos, a Secretaria de Turismo da Bahia realizou uma pesquisa em destinos estratégicos, como Salvador, Arembepe, Guarajuba, Praia do Forte, Porto Seguro e Lençóis. O levantamento colheu informações sobre a origem dos turistas, tempo de permanência, gastos e a avaliação de serviços essenciais. “É uma oportunidade de expressar nossa opinião sobre o local e contribuir para melhorias“, declarou Sandro Ritson, carioca que passou o Carnaval em Praia do Forte pela primeira vez.

Rumo ao São João
Para se despedir dos foliões e já convidá-los para o próximo grande evento do calendário baiano, a Setur-BA promoveu a ação “Até Breve” no Aeroporto de Salvador. Com apresentações de forró e quadrilheiros, turistas que embarcavam de volta para casa foram surpreendidos com uma amostra do que será o São João da Bahia, a maior festa junina do Brasil, celebrada em praticamente todos os 417 municípios do estado.
A iniciativa encantou visitantes, como o alemão Theo Schänfisch, que se mostrou interessado em retornar. “Não conhecia o Carnaval de Salvador, fiquei mais na Barra acompanhando os trios, e foi muito legal. Mas o forró eu conheço bem, porque danço o ritmo na Alemanha. O São João da Bahia eu ainda não conheço, mas, quem sabe, eu venha conhecer este ano“, comentou.
Em 2024, o São João baiano recebeu mais de 1,7 milhão de visitantes e gerou uma receita de R$ 2 bilhões. A expectativa para 2025 é ainda maior, com investimentos na promoção da festa como um dos principais atrativos turísticos do estado. “Queremos mostrar que, além do maior e melhor Carnaval de rua do mundo, a Bahia tem outra grande festa, que é a maior comemoração junina do Brasil“, ressaltou Patrícia Seabra, coordenadora do Serviço de Atendimento ao Turista da Setur-BA.