MercadoPonto de Vista

Câmara LGBT do Brasil se destaca internacionalmente na NGLCC

No cenário global, o empreendedorismo LGBTI+ tem se expandido a passos largos, ganhando destaque em diversas conferências e eventos de relevância internacional. Um marco importante nessa trajetória foi a participação da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil na 2023 NGLCC International Business & Leadership Conference, realizada em Denver, nos Estados Unidos, entre os dias 15 e 18 de agosto de 2023.

A Conferência NGLCC 2023 é a maior conferência do mundo voltada para o empreendedorismo LGBTI+, atraindo mais de 1.400 empreendedores, líderes de negócios e representantes de organizações que compartilham o compromisso com a diversidade e inclusão. O evento é um espaço fundamental para a troca de experiências, networking e a construção de parcerias comerciais sólidas.

Um aspecto notável da participação da Câmara LGBT do Brasil nessa conferência foi que a comitiva brasileira, junto com a do Canadá, foram as únicas representações internacionais a levar empresários à conferência. Essa presença internacional reforça o compromisso assertivo do Brasil em promover o empreendedorismo LGBTI+ a uma escala global. Além dos empresários, a comitiva brasileira era composta ainda pelo Presidente da Câmara, Ricardo Gomes e o Diretor executivo, Afonso Martin.

[…] tive o privilégio de participar do NGLCC pela primeira vez, onde imaginei que seria um evento pequeno e somente com palestras. Após chegar com a comitiva da Câmara LGBT+ do Brasil (composta também por Ricardo Gomes – Presidente da entidade e Afonso Martin – Diretor executivo), fiquei vislumbrado com a programação, organização e principalmente a riqueza de oportunidades com a troca de cartões da corretora, como também reforçando o papel tão fundamental que a Câmara LGBT+ do Brasil possuí, em especial com o grupo de fornecedores diversos o qual tenho a honra de fazer parte.

Sendo assim, tenho além de agregado em minha bagagem aprendizados e experiência nesta Conferência Internacional, pude validar o quão temos oportunidades de negócios, e agora manter o contato e networks trocados, para fomentar e angariar novos negócios.

Alexandre Lima Passarello, Inclusiva Corretora de Seguros

Com o grande apoio da Câmara LGBT do Brasil, o Grupo NBRG teve a oportunidade de apresentar o seu café ao mercado americano através do Programa Fornecedores Diversos, conversar com os grandes varejistas dos EUA e oferecer uma degustação durante a conferência da NGLCC 2023 em Denver, CO. Com toda certeza foi a melhor oportunidade que nós do Grupo NBRG/Café Finesse tivemos para iniciar a internacionalização da nossa marca.

Júnior Nóbrega, Grupo NBRG/Café Finesse

Ao longo da conferência, os representantes da Câmara LGBT do Brasil realizaram um total de 19 reuniões com Câmaras de Comércio de outros países, incluindo Canadá, Grã-Bretanha, Colômbia, Uruguai, México, Equador, Estados Unidos, e com diversas outras organizações locais e internacionais. Esses encontros além de estabelecer e fortalecer conexões, foram oportunidades de compartilhar melhores práticas e construir parcerias estratégicas.

Além disso, foram realizadas 23 reuniões com corporações de alcance global, bem como 26 reuniões com empresas associadas à Câmara de Comércio LGBT dos Estados Unidos. Esses encontros são fundamentais para promover oportunidades de negócios e ampliar a rede de contatos, fortalecendo o empreendedorismo dos associados da Câmara LGBT do Brasil no mundo.

Para oferecer uma visão mais detalhada das atividades e resultados alcançados durante a 2023 NGLCC International Business & Leadership Conference, a Diretoria Executiva da Câmara LGBT do Brasil preparou um relatório executivo acessível em: LINK. Este documento oferece algumas informações adicionais sobre o impacto positivo da participação brasileira no evento.

A presença da Câmara LGBT do Brasil na Conferência NGLCC 2023 é um marco importante para o empreendedorismo LGBTI+ no país. Demonstrou o comprometimento em promover a diversidade e inclusão nos negócios e fortalecer a presença do Brasil no cenário internacional. A participação ativa na conferência e o estabelecimento de parcerias estratégicas são passos significativos em direção a um futuro mais inclusivo e próspero para empreendedores LGBTI+ no Brasil e no mundo.