Ponto de Vista

A importância das pequenas e médias empresas adotarem políticas de diversidade para a população LGBT+

As pequenas e médias empresas (PMEs) representam mais de 99% do total de empresas no Brasil e empregam cerca de 60% da mão de obra. No entanto, as PMEs, na sua maioria não adotaram políticas de diversidade, equidade e inclusão para a população LGBT+.

Existem vários motivos para isso. Em primeiro lugar, as PMEs podem ter menos recursos financeiros do que as grandes empresas para investir em políticas afirmativas. Em segundo lugar, as PMEs podem ter menos experiência em lidar com a diversidade, pois não possuem departamentos de recursos humanos ou comitês de diversidade como as grandes empresas. Em terceiro lugar, as PMEs podem estar mais expostas a preconceitos e discriminação, pois são mais vulneráveis à pressão do mercado e à opinião pública.

Existem vários motivos para que as PMEs adotem políticas de diversidade para a população LGBT+, apesar desses desafios. Políticas de diversidade podem ajudar as PMEs a atrair e reter os melhores talentos. Estudos mostram que as empresas que têm políticas de diversidade positivas têm melhores resultados financeiros e operacionais e que os funcionários LGBTs são mais propensos a permanecer em empresas que têm políticas de diversidade positivas. Estas políticas podem ajudar as PMEs a melhorar sua performance.

Existem várias formas pelas quais as PMEs podem adotar políticas de diversidade para a população LGBT+. Algumas das principais ações incluem:

• Criar um código de conduta que proíba a discriminação por orientação sexual ou identidade de gênero;
  • Fornecer treinamento aos funcionários sobre diversidade e inclusão;
  • Criar um ambiente de trabalho inclusivo e acolhedor para todos os funcionários;
  • Apoiar organizações LGBT+;
  • Participar de eventos e campanhas de conscientização sobre diversidade;
  • Priorizar sempre que possível a contratação de pessoas LGBTI+.

A adoção de políticas de diversidade, equidade e inclusão para a população LGBT+ trazem vários benefícios para as PMEs. As empresas que adotam políticas de diversidade são mais propensas a atrair e reter os melhores talentos, melhorar sua performance e se tornar mais competitivas. A Câmara LGBT é um espaço para que empresas se conectem com boas práticas e com informações relevantes para que possam se inserir neste processo ou incrementar os processos existentes.

Por: Ricardo Gomes – Presidente da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil