AssociadosMercado

Grupo MM celebra a força da superação feminina e o sucesso no setor de eventos

Fundado na década de 1990 por Meire Medeiros, o Grupo MM, associado à Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil, celebra 30 anos de uma trajetória marcada por superação e conquistas. Natural de Natal, Rio Grande do Norte, Meire chegou a São Paulo com o sonho de recomeçar e construir uma nova vida. Sem experiência ou contatos, ela enfrentou inúmeros obstáculos e ouviu diversos “nãos”, mas foi a sua determinação que transformou esses desafios em oportunidades, tornando-se um exemplo inspirador no mercado.

Após se mudar definitivamente aos 23 anos para São Paulo e passar por dificuldades, Meire encontrou alternativas de renda como vendedora de assinaturas de revistas, decidiu buscar maior flexibilidade e se interessou pelo setor em ascensão da hotelaria e eventos corporativos.

Meire Medeiros, CEO do Grupo MM

Sentindo a realidade do setor na prática, Meire percebeu que o mercado de eventos precisava de profissionais capacitados, uma lacuna que ela poderia preencher. “Agências de eventos não cuidavam da assessoria adequada e não havia atenção aos detalhes. Pensei: as empresas precisam de alguém que não apenas faz eventos, mas sim os assessora”, explica.

Assim, nasceu a MM, uma agência especializada em organização de eventos. Com trabalho árduo e dedicação, Meire estabeleceu uma agência que hoje atende grandes empresas como Pfizer, Siemens, Colgate, Lilly, Sadia na NFL, Rio in Rio, entre muitos outros.

O que faz o Grupo MM

Hoje, o Grupo MM opera em várias frentes principais:

1. Eventos: execução de eventos personalizados;
  2. MM Live Branding Experience: construção de marca e identidade visual;
  3. MMRSVP: gestão eletrônica de confirmações de presença;
  4. MM Travel: organização de viagens corporativas;
  5. MM Incentivo: planejamento, comunicação e entrega de viagens de incentivo personalizadas;
  6. MM Estande: Elaboração de projetos e entrega de estandes

Cuidamos de cada passo, do começo ao fim, para garantir que o cliente tenha seu evento realizado com perfeição”, explica Meire.  Atualmente, o Grupo MM é a maior empresa de eventos corporativos no Brasil de capital fechado e que não possui investidores externos.

Compromisso com ESG e Inclusão

O Grupo MM se compromete com práticas de ESG (ambientais, sociais e de governança) e promove a inclusão da comunidade LGBTQI+. A empresa acredita que eventos devem refletir a diversidade da sociedade e, por isso, implementa políticas que garantem ambientes seguros e acolhedores. Além disso, busca integrar a sustentabilidade em suas operações e apoiar causas sociais, tornando a diversidade e a inclusão pilares de sua estratégia.

Perspectivas de Crescimento em 2024

Na visão de Ana Medeiros, Diretora de Relacionamento do Grupo MM, o crescimento ao longo do segundo semestre trouxe expectativas positivas para o restante do ano e para 2025. “As melhorias de negócios são visíveis, e o setor segue gerando cada vez mais empregos. Com as empresas revitalizadas e otimistas para os próximos meses, os resultados que serão gerados podem ser ainda mais positivos”, completa Ana.

Em 2022, realizamos 2.548 eventos, enquanto 2023 fechou com 2.956. Para este ano, a projeção de crescimento gira em torno de 47% do faturamento em relação a 2023, que cresceu 62% em comparação a 2022. Nossa expansão também se reflete em nosso quadro de colaboradores: de 130 no início do ano anterior, para 210 em outubro de 2024. Hoje somos um time de 12 executivos e nossa, CEO, Meire, tendo 60% do quadro de funcionários composto por mulheres”, completa.

Em 2023 a agência totalizou 6.713m² em área construída, 112 projetos desenvolvidos, 80 executados e 22 clientes atendidos. Em 2024, só no 1º semestre, foram 5.601m² construídos, e previsão para fechar o ano de 2024 com mais de 8.000m².

Apesar do crescimento contínuo do setor de eventos, Ana ressalta a importância de estar atento às tendências de mercado para manter resultados positivos. Focar em experiências personalizadas, promover maior integração e engajamento das comunidades, estar atento ao ESG e usar Inteligência Artificial para ideias criativas são formas de aumentar as oportunidades de trabalho e evoluir dentro do segmento.