10º Recifest abre inscrições para masterclasses e oficinas

A atriz, diretora e dramaturga Renata Carvalho, que foi vítima de censura e repressão em 2018, estará de volta ao cenário cultural de Pernambuco com sua aguardada masterclass no 10º Festival de Cinema LGBTQIAPN+ do Recife (Recifest). O evento, que acontecerá de 16 a 31 de outubro, contará com uma programação diversificada, incluindo exibições de curtas-metragens, oficinas e masterclasses.

Renata Carvalho é atriz, diretora e dramaturga (Foto: Marcus Leoni)

A masterclass de Renata Carvalho, intitulada “Encontro Transpofágico”, acontecerá no dia 17 de outubro, no Cineteatro do Parque, no Recife. O evento abordará tópicos como representatividade, a prática do transfake, o mito do corpo neutro, estereótipos e arquétipos, narrativas viciadas vs. positivas, transfobia recreativa, escrita e linguagem, imagética social, semiótica, responsabilidade e ética nas produções artísticas.

A participação de Renata Carvalho no Recifest é um marco importante, especialmente após o histórico de censura e repressão que ela enfrentou em 2018. Na época, o espetáculo “Jesus, Rainha do Céu”, no qual Renata interpretava Jesus Cristo como uma mulher trans, foi cancelado da programação do Festival de Inverno de Garanhuns, devido à pressão da Diocese Católica e da Prefeitura de Garanhuns.

Apesar dos desafios enfrentados, Renata Carvalho persistiu em sua busca pela liberdade artística e pela representação de temas importantes, como a diversidade de gênero e a igualdade. Desde 2017, ela debruça-se sobre o que define como “transpologia”, o estudo da representação social sobre pessoas trans e travestis.

Além da masterclass de Renata Carvalho, o Recifest também contará com outra masterclass, ministrada pela advogada Lígia Verônica (Verner). O evento, intitulado “Encontro”, abordará procedimentos e métodos para a coleta de provas em casos de discriminação institucional e outras situações que violem os direitos de pessoas LGBTQIAPN+, visando possíveis ações legais.

O Recifest é um dos maiores e mais importantes festivais do segmento LGBTQIAPN+ do Brasil. A programação completa do evento está disponível no site do festival.

Outras oficinas do Recifest

Além das masterclasses, o Recifest também contará com uma seleção de oficinas ministradas por palestrantes renomados, abordando uma variedade de tópicos que vão desde direção de arte no cinema queer contemporâneo até políticas e direitos LGBTQIAPN+.

Uma das oficinas mais aguardadas é a “Vou Pintar um Arco-Íris de Energia – Os Elementos Básicos da Direção de Arte para o Cinema Queer Contemporâneo”, conduzida por Henrique Arruda. Outra oficina de destaque é “Políticas e Direitos LGBTQI+,” ministrada por Irene Freire e Lilian Fonthinelly, uma roda de diálogo sincera sobre políticas e direitos LGBTQI+ na cidade do Recife.

Os participantes interessados em aprender sobre gestão, produção executiva e controladoria para projetos audiovisuais podem participar da oficina “Iniciação à Produção Executiva e Controladoria para Projetos Audiovisuais” em Vicência-PE. Esta oficina, ministrada por Carla Francine e Rosinha Assis, acontecerá em 27 de outubro na Rua da União, no centro da cidade que fica na Zona da Mata Norte do Estado.

A Coletiva Madame Satã, composta por Ga Olho, Mira Katz, Ossy Nascimento e Viq Viç Vic, oferecerá uma oficina intitulada “Corpos Dissidentes, Estéticas Dissidentes.” Os participantes explorarão como as vivências de corpos que desafiam as normas podem criar estéticas únicas. Após a discussão, haverá um componente prático abordando elementos básicos da linguagem audiovisual. Esta oficina acontecerá em 29 de outubro na Rua João Fernandes Vieira, na Boa Vista, Recife.

Todas as atividades têm inscrições gratuitas e são direcionadas a pessoas maiores de 18 anos.

Sobre o Recifest

O Recifest é um festival de cinema LGBTQIAPN+ que acontece anualmente no Recife, Pernambuco. O festival foi fundado em 2014 por um grupo de artistas e ativistas LGBTQIAPN+ com o objetivo de promover a diversidade e a inclusão na produção audiovisual brasileira.

A 10ª edição do Recifest acontecerá de 16 a 31 de outubro de 2023. A programação completa do evento está disponível no site do festival.

Acessibilidade

O Recifest é um evento acessível a pessoas com deficiência. O festival oferece intérpretes de Libras para todas as atividades, além de rampas de acesso e banheiros adaptados.

As inscrições para as oficinas do Recifest estão abertas no site do festival.