Cultura

Virada Cultural do Pertencimento 2023 acontece esse final de semana com programação diversificada

A Virada Cultural do Pertencimento acontece nos dias 27 e 28 de maio, com um formato abrangente e inclusivo. Além das tradicionais apresentações em equipamentos culturais, o evento contará com a adição de três novas arenas em Capela do Socorro, Parelheiros e Heliópolis. A expectativa é que o público alcance aproximadamente 4 milhões de pessoas, proporcionando a geração de cerca de 1800 empregos diretos e indiretos. A programação completa está disponível no site viradacultural.prefeitura.sp.gov.br.

Com uma seleção que contempla diferentes gêneros musicais, a Virada Cultural do Pertencimento trará grandes nomes do cenário artístico nacional e internacional. Os destaques incluem apresentações de Iza, Glória Groove, Léo Santana, uma homenagem a Rita Lee com Beto Lee e Paula Lima, Emicida, Michel Teló, Lexa, Melim, Baco Exú do Blues, Diogo Nogueira, Papatinho, Supla, Tierry, Karol Conká, Filhos da Bahia, AnaVitória, Pixote, Ferrugem, Marina Sena, Dilsinho, Tássia Reis, Tiee, A Dama, Salgadinho, Victor Fernandes, Baianasystem, entre outros.

Assim como nas edições anteriores, a Virada Cultural deste ano tem como objetivo principal proporcionar tanto ao público quanto aos artistas a sensação de serem protagonistas, independentemente da linguagem ou expressão artística. O maior evento cultural da capital paulista estará presente em todas as regiões da cidade, valorizando as diversas realidades que compõem São Paulo.

“Descentralizar a Virada Cultural é garantir que a janela da COHAB de Itaquera seja o camarote da Virada Cultural, e não apenas a janela do COPAN”, afirma a secretária de cultura Aline Torres. “Neste ano, a periferia estará ainda mais presente, com a inclusão de três novas arenas.”

No total, serão 12 arenas distribuídas em todas as regiões da cidade: Capela do Socorro, Campo Limpo, Heliópolis, M’Boi Mirim, Parelheiros, Brasilândia, Parada Inglesa, Cidade Tiradentes, Itaquera, São Miguel Paulista, Butantã e o Vale do Anhangabaú e seu entorno, no Centro.

Além dos shows, todas as arenas oferecerão, no domingo, a Viradinha, das 9h ao meio-dia, com atividades e espetáculos voltados para crianças de todas as idades. A programação infantil também inclui atrações como Palavra Cantada, no Campo Limpo; Cumbia Cavalera, na Brasilândia; Queen Live Kids, em São Miguel; 16 Toneladas, em Interlagos; Bloquinho Gente Miúda, no M’Boi Mirim, entre outras.

Programação nos equipamentos culturais

A Virada Cultural do Pertencimento 2023 ocupará um total de 49 equipamentos culturais municipais, entre eles 4 teatros regionais, além do renomado Theatro Municipal, 15 casas de cultura, 12 centros culturais, 4 museus, 11 bibliotecas e 2 CEUs.

Cada equipamento cultural da SMC oferecerá uma programação diversificada. No Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, haverá o Baile Black, com shows da cantora Paula Lima, Walmir Borges e vários DJs de samba rock. No Tendal da Lapa, os destaques serão os shows de Mart’nália no sábado e Tom Zé no domingo. Para as crianças, o espetáculo Let’s Bowie apresentará a obra de David Bowie no dia 28. No Teatro Cacilda Becker, o Ballet Paraisópolis se apresentará no sábado, enquanto a Pia Fraus trará o espetáculo infanto-juvenil Gigantes Modernistas no Teatro Paulo Eiró, também no sábado.

Nas bibliotecas públicas, a peça O Subnormal abordará a inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência visual na Biblioteca Alceu Amoroso Lima, no sábado. No domingo, o sarau Oralidades Pretas trará a representatividade da população negra para a Biblioteca Mário de Andrade. Já o público infantil poderá desfrutar do espetáculo circense Parapapel na Biblioteca Hans Christian Andersen, no sábado.

Outras atrações incluem o teatro Mário e as Marias, inspirado na vida e obra de Mário de Andrade, na Casa de Cultura Tremembé, no domingo; o Cortejo das Manas no Centro de Tradições Nordestinas; e o circo Tudo é Possível na Casa Sertanista e na Casa de Cultura Hip Hop Sul.

Operação especial no transporte

A fim de atender ao público durante a Virada Cultural, algumas alterações serão realizadas nas operações do transporte público. Na CPTM e ViaMobilidade, das 00h às 04h, o embarque será exclusivo para passageiros da rede de metrô. Nas estações do Metrô e ViaQuatro, apenas as estações São Bento (Linha 1-Azul), Anhangabaú (Linha 3-Vermelha) e Vila Sônia – Prof. Elisabeth Tenreiro (Linha 4-Amarela) estarão abertas para embarque e desembarque durante a madrugada. As demais estações funcionarão apenas para transferências e desembarques. A SPTrans informa que 150 linhas do Noturno operarão normalmente.

Parceiros e apoio

A Prefeitura de São Paulo é a primeira instituição contemplada pelo novo selo do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), em reconhecimento às instituições que respeitam os criadores e pagam os direitos autorais de execução pública, garantindo a remuneração aos artistas. O evento conta com o apoio de diversas secretarias municipais, como a Secretaria Municipal de Educação (SME), Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR), Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) e Secretaria Municipal de Transportes.