Pressione "Enter" para pular para o conteúdo

EventosNotíciasTurismo

VII edição da Semana da Diversidade tem ações para empregabilidade, saúde e turismo, com apoio do Estado

Secretário de Turismo Maurício Bacelar – Foto: Genilson Coutinho

O Governo do Estado promove uma série de ações dentro da programação da VII Semana da Diversidade, realizada em parceria com o Grupo Gay da Bahia (GGB), que acontece até o próximo domingo (10), com a realização da 20ª Parada do Orgulho LGBT+ da Bahia. A abertura oficial do evento foi realizada nesta segunda-feira (4), no Solar do Ferrão, no Pelourinho, em Salvador. O evento contempla ações para a promoção dos direitos do segmento LGBTQIAP+, através de debates, discussões temáticas, atividades culturais, feira de saúde e apresentação de roteiro turístico para este público.

O secretário de Turismo, Maurício Bacelar, destaca o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Setur para consolidar a Bahia como um destino gay friendly, colaborando para que espaços públicos e privados sejam receptivos à comunidade LGBTQIAP+. “Temos realizado ações de qualificação de mão de obra e de equipamentos turísticos para receber este público, que tem características especiais, e também a estruturação de roteiros que atendam às expectativas deste público”, explica o titular da Secretaria de Turismo (Setur).

O presidente do GGB, Marcelo Cerqueira, destaca a participação do Estado como um elemento fundamental para que o evento seja realizado. “Especialmente nesse tema que é muito sensível, a coragem do Governo de apostar e de estar com a gente nessa discussão nos fortalece enquanto movimento social e também fortalece a ideia na cabeça do povo da Bahia e do turista que vem nos visitar, porque aqui o LGBT é respeitado, aqui ele é cidadão”, declara Cerqueira.

Roteiro Turístico

A abertura oficial da Semana da Diversidade contou com o lançamento do Roteiro Turístico LGBTQIAPN+, elaborado em parceria com a Associação Brasileira das Agências de Viagem da Bahia (Abav-Bahia), com a contribuição do antropólogo Luiz Mott, fundador do GGB. O material contempla atrativos de Salvador, Baía de Todos-os-Santos e Litoral Norte, destacando fatos históricos e personagens curiosos da comunidade na Bahia. O conteúdo está pronto para subsidiar empresas de turismo interessadas na venda de pacotes de viagem para o público LGBTQIAP+.

A cartilha de qualificação para o trade turístico com o tema: “Como tratar bem o turista LGBTQIAPN+” e a folheteria promocional voltada para o segmento foram apresentadas ao público, composto por representantes do trade turístico de alguns dos municípios-destinos do segmento, além de coordenadores das câmaras Técnicas de turismo das 13 Zonas Turísticas. A Setur também irá realizar uma pesquisa de demanda turística, durante a 20ª Parada do Orgulho LGBT+.

A coordenadora de Turismo LGBTQIAP+ da Setur, Petra Perón, aposta no aumento do fluxo turístico deste público no estado e explica a importância do perfil para o turismo da Bahia. “É um segmento que engaja, então, atrair esse turista, monetiza, gera renda, amplia o fluxo turístico e, o mais importante, amplia os direitos da nossa comunidade LGBT aqui no estado”, pontuou Petra.

Saúde Mais Perto

Como parte das ações da Semana da Diversidade, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), realiza a Feira da Diversidade, uma edição especial da Feira Saúde Mais Perto, voltada ao público LGBTQIAPN+, nestas segunda e terça-feira (4 e 5), das 8h às 17h, no campus de Ondina da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em Salvador.

O coordenador da Feira Saúde Mais Perto, Edvaldo Gomes, enfatiza que esta edição é um meio de aproximar o Estado da realidade do indivíduo, quebrar as barreiras hospitalares e garantir os serviços ao público LGBTQIAP+. “Nesta Semana da Diversidade, em que a gente atende o público LGBTQIAP+, oferecemos os serviços para que a saúde realmente ela seja tratada de forma ampla e integral. Então, nossa missão é garantir os direitos, o acesso e o cuidado às pessoas, reafirmando que aqui não há espaço nem pra preconceito, nem para discriminação”, pontua Edvaldo.

Com a distribuição de 5 mil senhas para atendimento, a feira oferta tratamento odontológico, além de preventivo ginecológico, consulta e avaliação nutricional, aferição de pressão e glicemia, teste rápido para HIV, sífilis e hepatite B e C. Também é possível realizar exames de ultrassonografia, eletrocardiograma (ECG), raio-X e laboratoriais. No local, também está estacionada uma carreta do SAC Móvel, onde são ofertados gratuitamente serviços para a emissão de RG, inscrição de CPF e emissão de antecedentes criminais.

A estudante Vênus de Jesus compareceu ao primeiro dia da edição especial da Feira Saúde mais Perto para a realização de uma ultrassonografia de abdômen total e também fez cadastro para atendimento odontológico, e ficou surpresa com o atendimento. “Eu achei bem bacana. Tudo muito rápido, as pessoas bem educadas, bem treinadas, instruídas a perguntar sobre a questão do nome social e o tratamento é muito respeitoso”, declarou a estudante, que passa por transição de gênero.

Empregabilidade para público LGBTQIAPN+

Dentro da Semana da Diversidade, na quarta-feira (6), a partir das 8h, a Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) vai promover o SineBahia LGBTQIAPN+, iniciativa com serviços de intermediação para o trabalho que serão direcionados para este público na Unidade Central Terminal Pituaçu. Durante a programação, os participantes vão ter acesso ao cadastramento no sistema, atualização cadastral, encaminhamento para vagas de emprego, emissão gratuita de RG, palestras sobre empregabilidade e orientação para o trabalho, além de inscrições para cursos de capacitação e aperfeiçoamento.

Conscientização e direitos

A Secretaria de Justiça e Direito Humanos (SJDH) participa da 4ª Marcha do Orgulho Trans da Bahia e da 20ª edição da Parada do Orgulho LGBT da Bahia, nos próximos sábado e domingo (9 e 10), em Salvador, e de outras atividades no interior do estado. Com o tema “Inclusão e Diversidade no mundo corporativo – faça a diferença com as diferenças”, a manifestação tem concentração marcada para as 13h, no Campo Grande.

No sábado (9), véspera da Parada LGBT+, acontece a 4ª Marcha do Orgulho Trans da Bahia. A SJDH participa das mobilizações com distribuição de material informativo e de sensibilização, alertando o público em geral sobre a importância de combater e denunciar violações de direitos de pessoas LGBT’s. A atuação do órgão se dá também através do incentivo à prevenção contra IST’s (Infecções Sexualmente Transmissíveis), com a distribuição de insumos como preservativos masculinos e femininos.

Dinâmicas pedagógicas e Unidade Móvel da SPM

A Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) vai ativar a campanha “Oxe, me respeite” na semana da Diversidade e na 20ª Parada do Orgulho LBGT+. No domingo (10), a Unidade Móvel da SPM estará no Largo do Campo Grande, das 10h às 20h, para orientar e encaminhar vítimas de violência, agressão ou qualquer tipo de assédio. Além disso, entre os dias 4 e 9 de setembro, o projeto “Oxe, me respeite”, estará na Escola Estadual Severino Vieira e no Colégio Central, no bairro de Nazaré, em Salvador, para questionar, através de dinâmicas pedagógicas, as normas sociais geradoras da desigualdade de gênero.

Além Setur, Sesab, Setre, SPM, SJDH e Voluntárias Sociais, contribuem para o evento ainda as secretarias estaduais de Segurança (SSP), Cultura (Secult), Comunicação (Secom) e Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), com o objetivo principal de realizar macroações para a promoção do segmento, bem como ampliar a mobilização e a sensibilização da sociedade baiana.

    Envie um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Câmara LGBT usa cookies essenciais e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com as condições da nossa Política de Preivacidade.