Turismo e eventos têm alta de 141% no primeiro semestre de 2023 em São Paulo

Um estudo conduzido pelo São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB) aponta para o crescimento de eventos no estado de São Paulo durante o primeiro semestre de 2023. De acordo com os dados levantados, o número de eventos aumentou em 141% em relação ao mesmo período do ano anterior, totalizando 850 congressos, feiras, conferências, festivais, entre outros. O mês de maio se destacou como o mais movimentado, registrando um total de 239 eventos. Comparando com o mesmo mês em 2019, anterior à pandemia do Covid-19, houve um expressivo aumento, passando de 152 para 239 eventos.

Outro dado relevante é o crescimento de 182% no número de participantes, que ultrapassou a marca de 30 milhões de pessoas. Esse número inclui os participantes do Carnaval de rua da capital paulista deste ano, que totalizaram 15 milhões. Desconsiderando esse contingente, ainda houve um aumento significativo no número de pessoas presentes nos eventos, alcançando 14,3 milhões, comparado aos 10,6 milhões do ano anterior, quando as festas de rua não foram realizadas.

Predomínio de Eventos Culturais e Educacionais

Dos eventos realizados em 2023, a grande maioria pertence ao setor de cultura e educação, totalizando 296, um aumento de impressionantes 335% em comparação aos 68 eventos desse tipo realizados no ano passado. A área de medicina também se destacou, respondendo por um total de 210 congressos, seminários e conferências, sendo um dos principais segmentos para o trabalho de captação e apoio a eventos do SPCVB.

Perspectivas para o Setor

Toni Sando, presidente executivo do SPCVB

O presidente executivo do SPCVB, Toni Sando, destacou que o desempenho do setor já superou o de 2019, evidenciando sinais de reaquecimento em toda cadeia produtiva de turismo, viagens e eventos. O aumento da atividade nesse setor gera novas oportunidades de negócios, investimentos e contribui para a retomada das contratações, impulsionando o crescimento econômico e gerando emprego e renda.

Desafios e Necessidades

Apesar do cenário positivo, ainda há desafios a serem enfrentados, como a necessidade de reformas tributárias para tornar o setor mais competitivo. Para garantir a continuidade do sucesso, o presidente executivo destaca que o poder público e a iniciativa privada devem manter um diálogo constante e unir forças para fortalecer o setor e sua importância na movimentação da economia.

Em resumo, os dados do estudo realizado pelo SPCVB apontam para uma notável recuperação no setor de turismo e eventos em São Paulo durante o primeiro semestre de 2023, com um aumento expressivo na realização de eventos e no número de participantes. O setor de cultura e educação se destacou como o mais ativo, impulsionando a retomada econômica do estado e gerando novas oportunidades de negócios e empregos. Entretanto, é importante continuar trabalhando para superar os desafios e garantir a competitividade do setor em um cenário cada vez mais promissor.