A tg.mob, empresa brasileira líder em mobilidade corporativa, apresentou recentemente à Organização das Nações Unidas (ONU) um relatório detalhado sobre os avanços de suas práticas alinhadas aos princípios de Environmental, Social and Governance (ESG). Esses princípios fazem parte da agenda do Pacto Global da ONU, a maior iniciativa mundial voltada para a sustentabilidade corporativa. Os resultados, por sua vez, são baseados na performance da instituição entre o segundo semestre de 2023 e o primeiro semestre de 2024.
Considerada a primeira empresa do setor de mobilidade corporativa no Brasil a aderir ao Pacto Global, a tg.mob demonstrou um compromisso contínuo com a implementação de práticas que respeitam os direitos humanos, promovam condições de trabalho justas, contribuam com o meio ambiente e combatam a corrupção.
Iniciativas ambientais com foco na sustentabilidade
Entre as principais iniciativas ambientais detalhadas no relatório, destaca-se a estratégia da tg.mob em migrar a sua frota para carros híbridos até 2028, substituindo gradualmente os automóveis movidos a combustíveis fósseis por modelos híbridos e, eventualmente, realizar uma substituição dos seus veículos para uma frota 100% híbrida. “Nossa meta é reduzir significativamente a emissão de poluentes e incentivar a adoção de veículos híbrifos no Brasil“, afirma Leandro Pimenta, CEO da tg.mob.
Além disso, a tg.mob assumiu o compromisso de reduzir em 50% suas emissões de CO2 até o ano de 2026, participando ativamente do programa de compensação de carbono da Carbonext. Por meio dessa prática, a empresa não apenas calcula suas emissões de gás carbônico, mas também investe em projetos de reflorestamento e energia renovável, visando neutralizar o impacto ambiental de suas operações. Apenas em 2023, a empresa investiu no plantio de cerca de 180 mudas de árvores pelo Brasil, que compensaram cerca de 4.5 mil toneladas de CO2 emitidos.
No âmbito interno, a tg.mob promove ações de incentivos sustentáveis aos seus colaboradores, fomentando práticas eco friendly, que incluem reciclagem no ambiente de trabalho, redução do desperdício de água no dia a dia dos colaboradores e o não uso de plásticos descartáveis, como copos de água, na empresa. “Nosso objetivo é criar uma cultura organizacional que priorize a sustentabilidade, refletindo nosso compromisso em todas as esferas de atuação”, acrescenta Pimenta.
Compromisso social em ações beneficentes
O relatório também destaca as ações sociais da tg.mob, que mensalmente apoia as ONG´s Tamujuntu e Amigos do Bem, organizações dedicadas ao combate à pobreza na cidade de São Paulo e no interior do estado, respectivamente. “Nosso compromisso vai além dos negócios, buscamos fazer a diferença na vida das pessoas em situação de vulnerabilidade”, destaca o CEO.
Essas iniciativas sociais incluem a distribuição de alimentos, acesso à água potável e apoio à educação de qualidade para crianças e adolescentes de comunidades carentes. “Acreditamos que a transformação social é parte integrante de nossa missão corporativa”, complementa o executivo.
Apoio à diversidade e inclusão social
Reforçando sua posição como uma empresa com olhar para o público LGBTQIA+, a tg.mob é membro ativo da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil, onde promove a troca de conhecimento e estabelece parcerias comerciais dentro da comunidade LGBT. Essa parceria permite que a empresa de mobilidade corporativa se aproxime ainda mais de fornecedores que pertencem à comunidade LGBT, que são indicados pela Câmara. “Dessa forma, eles conseguem incentivar a contratação de serviços de empresas LGBTQIA+, promovendo o fortalecimento desse mercado”, complementa Pimenta.
No ambiente interno de trabalho, a empresa realiza treinamentos mensais com os seus colaboradores, voltados para a conscientização sobre a diversidade sexual e a igualdade de gênero. “Buscamos cultivar um ambiente de trabalho inclusivo e respeitoso, onde cada colaborador se sinta valorizado, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero“, diz o CEO da tg.mob.
No entanto, o relatório também não deixa de abordar os desafios enfrentados pela tg.mob, especialmente no que diz respeito à conscientização e ao engajamento dos stakeholders mais tradicionais em ações ESG. Leandro Pimenta vê esses desafios como oportunidades de aprendizado e evolução.
Além disso, a tg.mob identificou novas oportunidades para expandir suas ações em sustentabilidade, principalmente em práticas que fomentem a redução das emissões de gases do efeito estufa. A ampliação do escopo das iniciativas, incluindo o transporte elétrico, está no horizonte da tg.mob como um passo fundamental para consolidar sua liderança ESG no setor.
“Apesar dos desafios, acreditamos que, ao investir em práticas sustentáveis e em ações sociais, não só contribuímos para um futuro melhor, mas também criamos um valor duradouro para todos os nossos stakeholders, além de posicionar a tg.mob como uma empresa consciente com a necessidade de preservação do meio ambiente e engajada em ações sociais”, conclui Leandro Pimenta.