Sobre o CORAL (2017 – 2024) – por Péricles Martins
Há 7 anos ininterruptos, um grupo vocal vem se destacando na cena artística LGBTǪIAPN+ paulistana: o Coral da Câmara LGBT+ do Brasil. O talento de Ettore Veríssimo à frente do grupo é acompanhado pela direção cênica e roteiro de Péricles Martins. Os encontros acontecem todas às segundas-feiras, das 20h às 22h, na cidade de São Paulo e são gratuitos. As inscrições são feitas pela página do Coral no Instagram (@corallgbtdobrasil)
Esse projeto inclusivo e inspirador abre suas portas para toda comunidade LGBTǪIAP+ e seus apoiadores, visando não apenas aprimorar suas vozes, mas também potencializar expressões artísticas, convivência e empoderamento, sempre com respeito e orgulho.
Com 40 membros fixos, o coral recebe regularmente novos membros que se juntam para fortalecer através da arte nossa comunidade, fortalecendo laços de afeto e empatia.
O repertório de sucesso do Coral é verdadeiramente cativante, abrangendo uma variedade de estilos musicais, desde os da MPB até hits internacionais e peças musicais inspiradas na Broadway. Essa diversidade artística é um meio de unir a população LGBTǪIA+ por meio da arte e fortalecer o movimento global contra o preconceito, celebrando a rica diversidade humana.
Prêmios
A dedicação e talento do Coral da Câmara LGBT+ do Brasil foram reconhecidos internacionalmente quando se tornaram membros do Gala Choruses, uma associação que congrega corais LGBTǪIA+ de todo o mundo, com sede nos EUA. Além disso, o grupo foi agraciado com dois importantes prêmios: na categoria Música pela APOLGBT (Associação da Parada LGBT de São Paulo) e na 79 Edição do Papo Mix, ambos em 2018.
Apresentações
Ao longo de sua trajetória, o Coral tem se apresentado em eventos notáveis, como na Parada LGBT de São Paulo, Teatro Estadual de Araras, Teatro Guarany – Santos, na Conferência Internacional da Diversidade e Turismo LGBT+, na montagem brasileira do musical da Broadway “Rent”, onde dividiram o palco cantando a canção ‘Tempos de Amor’. Além disso, encantaram o público nas apresentações de Natal organizado pela Prefeitura de São Paulo e Unimed SP, no trio carnavalesco paulistano “Será que é” – do Museu da Diversidade Sexual, Instituto do Câncer de SP, Instituto do Coração (InCor). Marcaram presença no encerramento da formação do Programa Transcidadania – realizado na sala do Conservatório Musical do Teatro Musical de SP.