Premiado filme LGBTQIA+ de Cláudia Varejão chega aos cinemas brasileiros

Uma emocionante história de autodescoberta e aceitação está prestes a chegar aos cinemas brasileiros. “Lobo e Cão”, dirigido pela renomada cineasta portuguesa Cláudia Varejão, faz sua estreia no dia 7 de setembro, prometendo ser um marco na representação LGBTQIA+ no cinema. O filme já conquistou o prêmio de Melhor Filme na mostra Jornada dos Autores do Festival de Veneza em 2022, com um júri presidido pela aclamada diretora Céline Sciamma.

A trama do filme gira em torno de Ana, uma jovem nascida na ilha de São Miguel, no meio do Oceano Atlântico, onde a religião e as tradições moldam a vida das pessoas. Ana é a filha do meio em uma família de três irmãos que vivem com a mãe e a avó. Desde cedo, ela percebe as diferenças nas responsabilidades e expectativas entre meninos e meninas. Sua amizade com Luís, seu melhor amigo queer, que gosta tanto de vestidos quanto de calças, leva Ana a questionar o mundo que lhe foi prometido. No entanto, tudo muda quando sua amiga Cloé chega do Canadá, trazendo consigo os brilhos da juventude e uma jornada que levará Ana a atravessar a linha do horizonte.

O filme é uma produção que mergulha profundamente na comunidade LGBTQIA+ da ilha de São Miguel, revelando as vidas, os desafios e a autenticidade desses indivíduos em seu espaço seguro. A diretora Cláudia Varejão, conhecida por seu trabalho documental, incorpora elementos desse estilo à narrativa, tornando-a mais eficaz e autêntica.

O júri da mostra Jornada dos Autores, do Festival de Veneza, ficou impressionado com a franqueza, honestidade e impacto da representação dessa comunidade unida no filme. Em suas palavras, Céline Sciamma e o júri descreveram “Lobo e Cão” como um mundo imersivo que envolve o espectador em um assunto importante. Eles elogiaram a inclusão de elementos de documentário que contribuíram para a autenticidade da narrativa, destacando a importância da mensagem transmitida pela história.

O filme, que chega aos cinemas brasileiros com distribuição da Filmicca, é uma obra cinematográfica que celebra a diversidade e a aceitação. Além disso, marca uma colaboração especial com a escritora brasileira Leda Cartum, que contribuiu para o roteiro.

Para aqueles que não puderem assistir nos cinemas, “Lobo e Cão” estará disponível no streaming da Filmicca a partir de outubro, permitindo que um público mais amplo tenha acesso a essa poderosa história de amor e autodescoberta.

A estreia deste filme é um passo significativo para a representação LGBTQIA+ no cinema internacional e promete tocar o coração de todos que o assistirem, independentemente de sua identidade de gênero ou orientação sexual. Não perca a oportunidade de testemunhar a magia de “Lobo e Cão” nas telonas a partir de 7 de setembro.