Pesquisa vai ajudar na melhoria da saúde mental da comunidade LGBTQIAPN+. Veja como participar.

Segue aberta à participação da comunidade LGBTQIAPN+ a pesquisa desenvolvida pela PUC-RS, sob a responsabilidade do Prof. Dr. Ângelo Brandelli Costa, que irá traçar o perfil das necessidades dessa comunidade no campo da saúde.
A pesquisa está disponível neste link, e é 100% online, anônima e servirá como um estudo da situação, e busca de melhoria, no que tange o atendimento para a comunidade LGBTQIAPN+ no Brasil.

Projeto Escreva-se  é nome, para fins de divulgação junto ao público em geral, do estudo “Desenvolvimento de intervenção autoguiada para redução de desfechos negativos de saúde mental em minorias de sexo e de gênero na Saúde Pública do Rio Grande do Sul: treinamento de profissionais, evidências de eficácia e efetividade”, desenvolvido na PUC-RS, sob a responsabilidade do Prof. Dr. Angelo Brandelli Costa. O trabalho conta com financiamento público por meio da FAPERGS e tem a elaboração de pesquisadores da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de Yale, nos EUA.

Buscamos validar uma alternativa de apoio à saúde mental da população LGBT+ breve, online e autoguiada, que possa ser realizada remota e privadamente em contextos de barreiras de acesso à saúde.

Por que é muito importante que esse primeiro passo seja completado? Porque a meta final é fornecer o resultado da intervenção testada, caso provada eficaz, para todo o país, por meio do Sistema único de Saúde (SUS), ajudando a preencher uma grave lacuna no acolhimento a minorias de sexo e gênero.

Pedimos que divulgue as mensagens que criamos especialmente para essa campanha, por meio de suas listas de e-mail e perfis em redes sociais. Não será necessário nos dar acesso a seu cadastro, basta fazer o download do material para utilizar conforme achar apropriado, se possível até o dia 07/11/2022.

Um breve olhar para o contexto:

No Brasil, a população LGBT+ enfrenta discriminações e preconceitos e, por isso, apresenta índices mais elevados de depressão, ansiedade, suicídios e outras condições ligadas à saúde mental do que a população geral. Por exemplo, pessoas LGBT+ têm risco duas vezes maior de desenvolver quadros como transtorno depressivo persistente entre outros¹

O projeto Escreva-se vem ajudar a melhorar esse cenário e a sua participação na divulgação é fundamental. Pode ter certeza de que estará ajudando a beneficiar um número enorme de pessoas que hoje podem estar desassistidas pelo sistema de saúde.