Nota de repúdio as declarações do pastor André Valadão

A Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil manifesta veementemente seu repúdio às declarações proferidas pelo pastor André Valadão, durante um sermão realizado na filial da Igreja Batista da Lagoinha em Orlando, nos Estados Unidos, no dia 02 de julho. As palavras proferidas pelo referido pastor, após uma série de ataques constantes à comunidade LGBTI+, revelam uma postura de ódio e intolerância inaceitável.

Ao afirmar que “se pudesse, Deus mataria” e “começaria tudo de novo” em relação à comunidade LGBTQIA+, o pastor André Valadão demonstra um desrespeito profundo pela diversidade humana e pelos direitos fundamentais de todos os indivíduos, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero. Tais declarações são claramente um incentivo à violência e ao preconceito, promovendo um ambiente hostil e prejudicial para a comunidade LGBTI+.

Neste sentido, a Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil se solidariza com a comunidade LGBTI+ e repudia veementemente qualquer discurso que incite o ódio, a discriminação e a violência. É imperativo que líderes religiosos e figuras públicas sejam responsáveis por suas palavras, evitando contribuir para o fortalecimento de estigmas e preconceitos já arraigados na sociedade.

Diante dessa situação, solicitamos ao Ministério Público Federal que investigue as declarações do pastor André Valadão. É necessário que as autoridades competentes atuem de maneira rigorosa para coibir discursos de ódio e garantir a segurança e integridade da comunidade LGBTI+.

Reiteramos nosso compromisso com a promoção da igualdade, do respeito e da inclusão de todas as pessoas, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero. Acreditamos que apenas através do diálogo, da educação e do combate ao preconceito poderemos construir uma sociedade mais justa e igualitária para todos.

Juntos, continuaremos lutando pelos direitos humanos e pela dignidade de cada indivíduo, trabalhando para superar o preconceito e alcançar uma sociedade verdadeiramente inclusiva e respeitosa com todas as suas diversidades.

Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil