Na noite da última quinta-feira (05), a High Eventos, em São Paulo, foi palco de um evento para lá de especial: o lançamento da décima edição do icônico azulejo “Aqui Respeitamos a Diversidade”, uma ação da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil. O destaque da noite ficou por conta da presença do carnavalesco e comunicador, Milton Cunha, que assina a décima edição do azulejo. O evento contou com o apoio da DQF Gastronomia, tg.mob, High Eventos e Accor.
Milton Cunha, com sua marcante liberdade criativa, deu vida a um azulejo que é puro Carnaval: uma explosão de cores, formas e significados. A peça reflete o espírito festivo e acolhedor do maior espetáculo cultural brasileiro, celebrando a alegria, a esperança e a riqueza das diferenças.
“É uma enorme alegria fazer parte deste casting de grandes artistas e designers convidados pela Câmara LGBT. Essa é uma causa que sempre me moveu. Poder testemunhar o impacto e a força da economia rosa é uma das grandes conquistas da minha trajetória”, afirma o carnavalesco. “Criar um azulejo inspirado nesse universo de confetes, serpentinas, cores e arco-íris, trazendo a positividade e a esperança que eles representam, foi uma experiência maravilhosa. Realizar essa tarefa foi não apenas prazeroso, mas também muito divertido. Estou extremamente feliz com o lançamento deste azulejo. Sigamos em frente“.
Milton Cunha, a alma do Carnaval, homenageado pela Estrela do Terceiro Milênio
Como parte das homenagens da noite, a escola de samba Estrela do Terceiro Milênio prestou um tributo emocionante a Milton Cunha. De volta ao Grupo Especial após uma vitória marcante no Grupo de Acesso, a escola apresentou o enredo “Muito Além do Arco-Íris”, criado pelo carnavalesco Murilo Lobo. O momento de destaque foi a apresentação dos integrantes da bateria “Pegada da Coruja”, que desfilaram vestidos de Milton, refletindo toda a exuberância, as cores e o simbolismo do arco-íris, marcas inconfundíveis da trajetória desse ícone do Carnaval brasileiro. Durante a celebração, Milton recebeu também um convite especial para desfilar à frente da bateria no desfile oficial da escola, marcado para o dia 1º de março.
Para Lobo, homenagear Milton é um reconhecimento a uma figura que transcendeu barreiras sociais e culturais, tornando-se um farol de aceitação e inspiração. “Milton é alguém que conseguiu furar a bolha do preconceito, tocando pessoas de diferentes realidades e até desafiando visões homofóbicas ou transfóbicas. Sua postura alegre e sua obra carnavalesca o tornam o mais colorido dos carnavalescos, um símbolo de resistência e alegria que precisamos celebrar”, destacou o carnavalesco.
História e Propósito
Desde 2016, o azulejo “Aqui Respeitamos a Diversidade” tornou-se um símbolo de declaração voluntária de apoio à inclusão. Anualmente, o projeto convida artistas de diferentes linguagens a criarem peças únicas e repletas de significado, que ultrapassam a funcionalidade decorativa para se afirmarem como um manifesto visual pela diversidade. O azulejo já foi assinado por personalidades, como: Maurício de Souza, Laerte Coutinho, Ronaldo Fraga entre outros.
Ricardo Gomes, presidente da Câmara LGBT e idealizador da iniciativa, destaca a relevância do projeto: “O azulejo transcende seu valor estético e se posiciona como um símbolo do que acreditamos e defendemos. Há quase uma década, vivemos a emoção de produzir este manifesto anual de respeito, e nos surpreendemos, a cada edição, com a criatividade e sensibilidade dos artistas envolvidos. Contar com Milton Cunha na edição de 2025 é uma honra que reforça a relevância deste projeto para nossa causa. Nestes anos, distribuímos os azulejos em mais de dez países, tanto em nossas missões diplomáticas quanto para estrangeiros que vieram ao Brasil. Este azulejo, criado como um ato de declaração voluntária de respeito à diversidade, é aguardado por quem conhece o projeto. E, nesta edição histórica de 10 anos, ninguém melhor que o icônico Milton Cunha para criar a peça. Milton aceitou o convite prontamente, e aí começou esta parceria. Uma honra ter pessoas tão significativas para nossa comunidade criando as artes deste projeto, que tratamos com tanto carinho”.