EventosMercadoTurismo

Marta Rossi recebe prêmio internacional por práticas sustentáveis

A empresária Marta Rossi, fundadora da empresa Rossi e Zorzanello, de Gramado/RS, conquistou o prêmio “Boas Práticas em Turismo Sustentável e ODS Rumo a uma Geração de Igualdade”. A premiação, que está em sua terceira edição, foi promovida pela Federação Internacional de Associações de Executivas de Empresas Turísticas (FIASEET) e teve seu resultado divulgado durante um congresso na República Dominicana, que acontece até o dia 18 deste mês. Além disso, o Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, um dos eventos organizados por Marta, foi premiado na categoria Associada, evidenciando o impacto do seu trabalho no turismo nacional.

Marta Rossi, criadora do Festuris em Gramado/RS

A Rossi e Zorzanello, responsável por importantes eventos como o Festuris Gramado e o Connection Terroirs do Brasil, tem um papel fundamental na economia local. Somente em 2023, o Festuris gerou um impacto econômico de R$ 50 milhões na região. Durante a feira, foram negociados mais de R$ 400 milhões em negócios, destacando o evento como um motor para o desenvolvimento econômico regional e nacional.

Sustentabilidade no centro do debate ambiental

O Festuris, liderado por Marta, também se destaca por suas iniciativas de sustentabilidade no turismo. Uma das ações de destaque é a “Árvore da Integração”, que simboliza o compromisso do evento com o meio ambiente por meio do plantio de araucárias. O evento também promove a distribuição de mudas e a redução do uso de plásticos, além de práticas de gestão correta de resíduos.

Marta Rossi e a Rossi e Zorzanello também estão ativamente engajadas em ações sociais. A empresa apoia mensalmente o Selo Empresa Amiga da APAE, e durante o Festuris, oferece suporte à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e à Associação Materna de Apoio e Empreendedorismo. O projeto “Transporte Solidário”, por exemplo, beneficia a Escola Municipal Vicente Casagrande com recursos para sua manutenção. Outras iniciativas incluem parcerias com o PAMA e o Semearhis, fortalecendo o compromisso social da empresária com a comunidade.

A Federação Internacional de Associações de Executivas de Empresas Turísticas (FIASEET) foi fundada no México, em 1980, e atua em 10 países, incluindo Brasil, Espanha, Argentina e Chile. A indicação de Marta Rossi para o prêmio foi feita pela Associação Federativa de Executivas de Empresas de Turismo (AFEET), que representa o Brasil há mais de 40 anos.