Marcelo Freixo assume oficialmente a presidência da Embratur

O presidente Lula já havia anunciado Marcelo Freixo como novo presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), no entanto, a nomeação só foi publicada e oficializada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira, (12). A Embratur é vinculada ao Ministério do Turismo e é responsável pela promoção, marketing e apoio à comercialização dos destinos, produtos turísticos brasileiros e serviços ligados a cadeia produtiva do Turismo no mercado internacional.

A Câmara LGBT tem um acordo de cooperação assinado com o Ministério do Turismo e a Embratur que está em vigência até maio de 2023, no entanto quando a Embratur mudou de CNPJ o acordo se tornou inválido para a Agência de Promoção e o acordo segue válido com o Ministério do Turismo que a gestão federal anterior ignorou.

“Desejo que o novo Presidente da Embratur, a quem parabenizo pela nomeação, tenha uma gestão profícua, de muito sucesso! Mesmo sem acordo em vigência com a Embratur conseguimos que a agência patrocinasse e estivesse presente nas edições de 2021 e 2022 da nossa Conferência Internacional da Diversidade e também que a Embratur estivesse presente na convenção da IGLTA que aconteceu em outubro do ano passado em Milão. Agora com uma gestão comprometida com a diversidade e com o real crescimento do turismo brasileiro espero que consigamos um novo acordo para fazermos juntos a promoção do turismo LGBT brasileiro pelo mundo”, declarou Ricardo Gomes, presidente da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil. Para o executivo este é momento para desenvolver esta parcela do turismo de suma importância para geração de emprego, renda e divisas.

Quanto ao acordo de cooperação em vigência da Câmara LGBT com o MTur, a direção da entidade aguarda que a ministra e seu corpo diretivo tome posse para solicitar uma audiência. O intuito é trazer o acordo e sua renovação para mesa de negociação com o propósito de, juntos, promover o turismo LGBT de Norte a Sul do País, levando informação, conscientização e eventos que façam com que os destinos brasileiros e o trade turístico nacional recebam cada vez mais e melhor o turista LGBT do Brasil e do mundo.

A edição extra do diário Oficial da União publicada nesta quinta traz também a exoneração de Gilson Machado Neto, que estava no cargo há alguns meses e havia sido Ministro do Turismo no governo anterior. Marcelo Freixo ficou em segundo lugar na disputa pelo governo do Estado do Rio de Janeiro e no último dia 4 anunciou sua saída do PSB e a filiação ao PT.

Marcelo Freixo assume Embratur
Com mandato de 4 anos o executivo vai comandar a promoção turística do Brasil no Exterior