Pressione "Enter" para pular para o conteúdo

Cultura

Literatura de cordel é instrumento para falar de diversidade LGBTQIAP+ na adolescência

A pedagoga Zenilda Vilarins Cardozo, com anos de vivência em sala de aula, desenvolveu uma percepção aguçada sobre situações de preconceito de gênero e sexualidade entre crianças e jovens. Infelizmente, essa percepção se tornou pessoal quando seu sobrinho Guilherme sofreu intensos ataques homofóbicos na escola. Com o apoio da mãe e da tia, ele conseguiu superar essa fase difícil de sua vida. Essa experiência inspirou a criação do terceiro livro de Zenilda, intitulado “Meu menino colorido”, que narra a história do sobrinho, agora adulto, e de outros jovens que enfrentam problemas de aceitação social.

O enredo, destinado principalmente ao público pré-adolescente, retrata os conflitos internos de um garoto que se descobre diferente dos outros moradores do Planeta das Caixinhas. Feito de diversas cores, o protagonista sente que não pertence àquele lugar, que separa as pessoas em caixas de cores únicas. O preconceito o leva a pensar em desistir de tudo, mas é salvo pelo amor da mãe.

Escrito em rimas que conferem ritmo à leitura, o livro tem páginas com cores vivas que remetem à bandeira LGBTQIAP+ e trazem fotos do Menino Colorido em diversas situações. Um boneco de pano foi confeccionado à mão especialmente para compor as fotos da obra. Inspirada na literatura de cordel, a autora espera que sua obra possa ajudar outros jovens que passam pela mesma situação.

Para Zenilda, é fundamental que a estrutura escolar acolha os adolescentes com mais debates sobre diversidade e intensifique o combate ao preconceito. Por isso, ela faz da literatura um meio de promover reflexões sobre o olhar destinado a esses jovens, além de ressaltar a importância do apoio dentro dos lares e nas escolas.

 

Achou que não tinha direitos

Pensou até que tinha defeitos

Sentiu-se no fim da linha…

Chorou deitado em seu leito

Num sonho de ser aceito

Do jeito que lhe convinha.

(Meu menino colorido, p. 13)

Ficha técnica:

Título: Meu menino colorido

Autora: Zenilda Vilarins Cardozo

Editora: LC Editorial

ISBN/ASIN: 978-65-5872-397-4

Formato: 23 x 23 cm

Páginas: 24

Preço: R$ 40,00

Onde encontrar: Diretamente com a autora aqui.

Sobre a autora

Zenilda Vilarins Cardozo é pedagoga aposentada e faz parte da Academia Gamense de Letras. Além das salas de aula, atuou na Secretaria de Estado de Educação do DF e na Legião Brasileira de Assistência – projeto social de incentivo a mães para ingresso no mercado de trabalho. Por conhecer tão bem a realidade de crianças e adolescentes, trabalha pautas sociais urgentes na literatura: em Preta de Greve e as Sete Reivindicações e Preta Ainda de greve (Lei Maria da Penha) aborda temas como racismo, falta de representatividade feminina e violência doméstica. Meu menino colorido é o terceiro livro da autora.

Instagram 

    Envie um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Câmara LGBT usa cookies essenciais e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com as condições da nossa Política de Preivacidade.