Histórias para celebrar o Mês do Orgulho LGBTI+

Aproveite o Mês do Orgulho LGBTI+ para explorar novas histórias com protagonismo queer e adicionar ainda mais diversidade à sua estante. Nas 8 sugestões a seguir, você encontrará livros de diversos gêneros e formatos, incluindo HQs, comédias românticas, histórias de formação e antropologia.

Nessas obras, você pode se aventurar pelos restaurantes da Argentina, acompanhar um jovem diplomata que retorna ao Brasil após muitos anos, ou torcer pela vitória de um garoto trans que concorre a rei do baile na escola. Para quem prefere não-ficção, um dos títulos aborda as relações entre o liberalismo e os corpos queer, enquanto outro apresenta 100 perguntas sobre vida, carreira e sonhos para o público LGBTI+. Confira:

Filho da mãe

João Paulo sente que não pertence a lugar nenhum. O diplomata já viveu em diversos países e precisa retornar para a cidade natal, Brasília, quando sua antiga babá morre. De volta ao país de origem, ele encara sentimentos guardados há anos, como a solidão de ser um homem gay, os conflitos internos de não saber quem é sua verdadeira mãe e a dificuldade de manter laços por causa das várias mudanças. Nesta autoficção escrita pelo vice-cônsul João Filipe da Mata, os leitores imergem nas complexidades de um jovem em busca de compreender a si mesmo.

(Autor: João Filipe da Mata | Onde encontrar: Amazon)

Minha mão na sua boca e um verso sobre o amor

Elisa Marques reúne 78 poemas sobre o amor na contemporaneidade. Em uma mistura de ficção e autobiografia, o livro navega por experiências românticas que iniciam com a inocência da amante e reverberam em um amadurecimento pessoal. Com declarações apaixonadas e desabafos às mulheres, a obra também reúne diversas referências que atravessam músicas de Rita Lee; composições de Beethoven; e a relação entre a poetisa Emily Dickinson com a cunhada Susan Gilbert.

(Autora: Elisa Marques | Onde encontrar: Amazon)

Uma pitada de sorte

As escritoras Gisele e Bruna Baldassari são casadas e há anos escrevem obras de comédia romântica que gostariam de ter lido nos anos 2000. Neste livro, os restaurantes de alta gastronomia, as pequenas ruas históricas e as livrarias da Argentina são cenário para uma relação amorosa que começa em meio a muita confusão. O enredo vai acompanhar a jovem Amélia na luta por se firmar na carreira enquanto se apaixona pela chefe e troca e-mails com uma mulher misteriosa.

(Autoras: G.B. Baldassari | | Onde encontrar: Amazon)

Roaming

Essa graphic novel LGBTQIAP+ se passa em Nova Iorque, na primavera de 2009. Fotos, pizza, lojas, museus e todas as atividades obrigatórias aos turistas. Assim como muitos outros jovens adultos, Zoe e Dani sonham em visitar NY. Fiona, amiga de Dani, também se junta nessa aventura. Entre um passeio e outro, Zoe e Fiona começam a flertar e Dani é deixada de lado, e, ao descobrir esse romance, resolve sumir. Estariam os planos das amigas de longa data arruinados?

(Autora: Jillian Tamaki e Mariko Tamak | Onde encontrar: Amazon)

Liberalismo Minoritário

Historicamente, o liberalismo normativo promoveu a liberdade de sujeitos privilegiados (geralmente brancos, adultos, heteronormativos e burgueses), às custas de minorias (crianças, travestis, povos ameríndios, negros e moradores de favela). Este livro apresenta um desafio à estabilidade do liberalismo contemporâneo: a crítica do autor se baseia em teorias etnográficas embasadas em pesquisa de campo. Esta antropologia queer do liberalismo e o diligente retrato etnográfico da Rocinha enfrentam os juízos de pobreza e opressão e os limites da liberdade.

(Autor: Moisés Lino e Silva | Onde encontrar: Amazon)

Liz Flores é uma farsa

A protagonista Liz Flores é uma aspirante a escritora que acaba tornando-se assistente pessoal de Diana Marinho, uma famosa agente literária. Quando surge a oportunidade de promoção, a protagonista recebe a proposta de fingir ser a namorada de Diana para impressionar o comitê de diversidade da empresa. Porém, elas não esperavam se apaixonar de verdade. Ideal para os leitores que gostam de romance sáfico, Liz Flores é uma farsa mergulha nos desafios da comunidade LGBTQIAP+.

(Autora: Victoria Mendes | Onde encontrar: Amazon)

Que vença o melhor

Com um enredo que vai além dos romances “clichês”, o escritor Z. R. Ellor traz para o centro da narrativa a representatividade transsexual e temas como autoaceitação, luto, preconceito e autismo. Nesta história, o leitor acompanha o capitão de torcida e presidente do grêmio estudantil, Jeremy Harkiss, que se assumiu como garoto trans no último ano escolar. Em vez de se esconder e dar espaço aos transfóbicos, ele decide fazer barulho e se candidatar ao título de Rei do Homecoming, o evento anual mais importante do colégio.

(Autor: Z. R. Ellor | Onde encontrar: Amazon)

Vamos falar de LGBTI+: 100 perguntas para refletir sobre quem é você

As 100 perguntas deste livro-caixinha levam a um profundo exercício de autoconhecimento, que pode ser feito individualmente ou em grupo. Preconceito, temores, influências, planos, sonhos, desejos, aprendizados, trabalho, amor: todos os assuntos mais importantes para falar sobre a sua realidade estão aqui dentro.

(Autores: Hailey Kaas e Maurício Oliveira | Onde encontrar: Amazon)