Heitor Werneck, produtor cultural e ativista, está empenhado na organização da Parada LGBT de 2023, responsável por selecionar atrações da Feira Cultural da Diversidade LGBT, marcada para o dia 8 de junho, durante o feriado de Corpus Christi, com horário de funcionamento das 10h às 21h. Pela primeira vez a feira não acontece no centro da cidade e vai ocupar o Memorial da América Latina, Barra Funda, zona oeste da cidade de São Paulo.
Heitor, que possui Transtorno do Espectro Autista (TEA), tem se destacado como um importante aliado da comunidade LGBTQIAPN+. Reconhecido como estilista, figurinista, produtor de moda e eventos. Ganhou destaque nos anos 90 com a criação da grife Escola de Divinos, que fez sucesso entre os clubbers de todo o país. Sua influência no mundo da moda e da cultura urbana o levou a trabalhar como diretor, consultor e produtor de arte em diversas produções de TV e streaming, como ‘Mandrake’, ‘Psi’, ‘Bom Dia, Verônica’, ‘Guerra dos Sexos’ e ‘Vamp’.
Com sua perspectiva estética e amplo conhecimento sobre a sexualidade humana, Heitor já desenvolveu coleções de moda, looks para cabarés, artigos para sex shops e eventos como o Projeto Luxúria, uma festa mensal destinada aos adeptos de diferentes fetiches em São Paulo.
O engajamento de Heitor Werneck em ações sociais junto à população LGBTQIAPN+ no centro e na periferia de São Paulo é realizado em parceria com o Centro de Referência da Diversidade Brunna Valin, com foco nas pessoas em situação de vulnerabilidade. Ele contribui distribuindo refeições, capas de chuva, roupas, cobertores e itens de higiene pessoal, como sabonetes, creme dental, escovas de dente, aparelhos de barbear e absorventes.
Como ativista de longa data, Heitor luta pelos direitos fundamentais, especialmente no campo da saúde, direito e cidadania. Ele também realiza encaminhamentos para especialistas, ONGs e órgãos públicos, a fim de atender às necessidades dos moradores em situação de rua tanto na região central quanto nas periferias da cidade. Essas ações ocorrem durante todo o ano e são intensificadas em períodos de frio intenso e chuvas fortes.
Além de seu trabalho como produtor cultural, Heitor Werneck, que também é autista, filmou e lançou curtas-metragens sobre os direitos humanos da população LGBTQIAPN+. Esses curtas foram lançados em quatro edições durante a semana do Dia Internacional da Visibilidade Trans, em 31 de março. Segundo Heitor, a produção dessas obras é uma forma de chamar a atenção da sociedade para os desafios enfrentados pela comunidade LGBTQIAPN+, tanto em casa, nas ruas, quanto no trabalho, abordando questões relacionadas à saúde, alimentação.
SERVIÇO
Feira Cultural da Diversidade LGBT
08 de Junho – 10h às 21h
Memorial da América Latina
Avenida Mário de Andrade, 664 – Barra Funda