Pressione "Enter" para pular para o conteúdo

MercadoTurismo

Finlândia encanta com inclusão e diversidade

O casal brasileiro Henrique Chirichella, 34, empreendedor e especialista em Diversidade, e Thiago Sartorato, 34, coordenador de Análises Clínicas, visitou em junho deste ano a Finlândia, o país mais feliz do mundo. Eles foram selecionados em um concurso do Visit Finland para conhecer o país e experimentar de perto a famosa “felicidade finlandesa”. A experiência foi surpreendente desde a chegada. “No aeroporto, encontramos banheiros femininos, masculinos e neutros, e logo percebemos que a inclusão aqui é levada a sério”, comenta Henrique.

O casal brasileiro Henrique Chirichella e Thiago Sartorato

A Finlândia, além de ser o país mais feliz do mundo, também se destaca pela inclusão e diversidade, ocupando o segundo lugar no Índice de Igualdade de Gênero, conforme o Relatório Global de Desigualdade de Gênero de 2022. Leis antidiscriminação, valorização das mulheres e políticas de equidade mostram como esses valores são centrais para a sociedade finlandesa, que aborda o tema desde cedo nas escolas. A legislação protege os direitos de casais do mesmo sexo, incluindo o direito à adoção.

Durante a semana que passaram no país, Henrique e Thiago puderam andar de mãos dadas e demonstrar carinho em público sem medo de julgamentos ou hostilidade. “Nossos gestos de carinho não foram vistos como ativismo, apenas momentos normais entre um casal”, diz Henrique, destacando a diferença em relação a muitas outras partes do mundo, onde expressar afeto em público pode gerar reações negativas. No Brasil, embora a homofobia tenha sido criminalizada em 2019, o preconceito ainda é prevalente. Em 2023, uma pessoa LGBTQIA+ foi morta violentamente a cada 48 horas, segundo a Associação Acontece Arte e Política LGBTI+ e outras organizações.

Inclusão

A Finlândia é reconhecida como uma das nações mais igualitárias do mundo, ocupando a segunda posição no Índice de Igualdade de Gênero. A trajetória do país na promoção da igualdade de gênero, diversidade e inclusão é longa, e suas políticas públicas refletem esse compromisso. A discriminação por gênero, identidade de gênero e orientação sexual é proibida, com mecanismos rigorosos de fiscalização. Esse compromisso com a equidade está presente em todos os setores da sociedade, inclusive no mercado de trabalho, que valoriza a diversidade e a igualdade.

Laura Lindeman, diretora sênior da Business Finland, afirma que o investimento em equipes diversas é um dos pilares da inovação no país. “Acreditamos que equipes diversas em gênero, cultura, nacionalidade, experiências e gerações promovem criatividade e cooperação, além de ajudar a atrair e reter talentos”, explica. Esse ambiente inclusivo atrai profissionais estrangeiros, como muitos brasileiros que buscam melhores oportunidades na Finlândia. Laura enfatiza que, na cultura finlandesa, as escolhas pessoais e a identidade de cada um não afetam as relações profissionais ou as chances de crescimento nas empresas. “Para os finlandeses, é importante que todos tenham igualdade de oportunidades e possam realizar seu potencial”, complementa.

Liberdade

A visita à Finlândia também permitiu ao casal perceber como o país se destaca em rankings globais de liberdade pessoal e qualidade de vida. Em 2023, a Finlândia conquistou o terceiro lugar no Índice de Liberdade Pessoal do Legatum Prosperity Index, uma evidência de seu compromisso com os direitos individuais e a igualdade. O país também foi eleito sete vezes consecutivas como o mais feliz do mundo pelo Relatório Mundial da Felicidade.

Heidi Virta, diretora da Business Finland e autora do livro “How to be Happier and Worry Less? 10 Clues from Timeless Wisdom”, que vive no Brasil há mais de três anos, acredita que a Finlândia pode inspirar outras nações, incluindo o Brasil. Segundo Heidi, o país é o mais feliz do mundo porque a igualdade é parte integral da sociedade. “Investir em educação de qualidade, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, licenças parentais e leis rígidas contra o preconceito promove a igualdade de gênero e a inclusão na Finlândia, essenciais para todos os aspectos da diversidade”, destaca Heidi.

Heidi Virta, autora do livro, “How to be Happier and Worry Less? 10 Clues from Timeless Wisdom”

    Envie um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Câmara LGBT usa cookies essenciais e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com as condições da nossa Política de Preivacidade.