Esporte

Festival Jackie Vôlei de Praia LGBTQIA+ une esporte, diversidade e inclusão em Ipanema

No próximo sábado, dia 24 de junho, o bairro de Ipanema, no Rio de Janeiro, será palco da segunda edição do Festival Jackie Vôlei de Praia LGBTQIA+. O evento, que ocorrerá às 10h, busca se tornar um marco na causa LGBTQIA+. no cenário esportivo da cidade, promovendo igualdade, diversidade e inclusão através do esporte.

Idealizado por Jackie Silva, a primeira mulher brasileira a conquistar uma medalha de ouro na história das Olimpíadas, o festival tem o objetivo de oferecer a todas as pessoas interessadas a oportunidade de participar de uma competição marcante de vôlei de praia. A igualdade de direitos, a valorização da diversidade e a inclusão são as principais bandeiras levantadas por este evento singular.

Com o patrocínio do Ministério do Esporte e da Prefeitura do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Esportes, além do apoio de entidades como a Secretaria de Diversidade, Unesco, Riotur e Visit Rio, o Festival Jackie Vôlei de Praia LGBTQIA+ contará com a presença ilustre de Tifanny, a primeira jogadora de vôlei transgênero do Brasil a entrar em quadra no circuito profissional. Tifanny participará de um jogo exibição, ao lado de estrelas do esporte e celebridades gays, reforçando seu papel como uma bandeira da diversidade.

Tifanny, primeira jogadora de vôlei transgênero do Brasil

A lista de personalidades confirmadas no jogo exibição é impressionante. Além de Tifanny, teremos a bicampeã olímpica Fabi Alvim, a jogadora de vôlei Carol Solberg, a percussionista Lan Lanh e a psicóloga Bárbara Freitas, todas unidas em prol da causa LGBTQIA+. Será um verdadeiro encontro de talentos e representatividade, em que o esporte e a diversidade caminharão juntos.

O torneio, que será aberto ao público, contará com 32 duplas, sendo 16 masculinas e 16 femininas, divididas em quatro quadras. Os participantes terão a oportunidade de vivenciar uma experiência esportiva única, desfrutando das belezas naturais da cidade e da sensação de inclusão proporcionada pelo festival.

Além das disputas esportivas, o Festival Jackie Vôlei de Praia LGBTQIA+ contará com a presença de DJs e apresentações de Drags, que prometem animar o ambiente e transformar a praia de Ipanema em um local de confraternização para todos os presentes. Para completar essa celebração carioca, será oferecida a combinação clássica das areias cariocas: biscoito Globo e mate.

Um aspecto fundamental do festival é a sustentabilidade. A organização do torneio está comprometida em minimizar o impacto ambiental nas areias da praia. Para isso, serão adotados produtos biodegradáveis, canudos e copos de papel, além de uma coleta de lixo seletiva. Essas medidas não apenas promovem a sustentabilidade, mas também demonstram a importância de preservar as belezas naturais das praias do Rio de Janeiro.

O Festival Jackie Vôlei de Praia LGBTQIA+ não se limita apenas ao esporte. É um evento que busca trazer benefícios econômicos para a cidade, impulsionar o turismo e oferecer oportunidades para o comércio local. Celebrar o orgulho gay, abraçar a causa LGBTQIA+ dentro e fora do esporte e preservar as praias do Rio de Janeiro são atitudes interligadas que promovem a igualdade, a inclusão, a sustentabilidade e fortalecem a cidade como um todo.

Festival Jackie Vôley de Praia LGBTQIA+

Data: 24 de junho