Ponto de Vista

Desafios e lutas das pessoas LGBTI+ com deficiência

Em 21 de setembro, o Brasil celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, um marco importante para promover a conscientização e a defesa dos direitos das pessoas com deficiência. Mas, quando analisamos essa data sob a ótica da interseccionalidade, as lutas de grupos que vivem múltiplas opressões — como as pessoas LGBTI+ com deficiência — ganham ainda mais relevância. A intersecção dessas identidades desafia tanto a sociedade quanto os movimentos sociais a criarem um ambiente verdadeiramente inclusivo.

Realidade das pessoas LGBTI+ com deficiência

Para entender a complexidade dessa luta, é preciso reconhecer os desafios enfrentados por pessoas que vivem simultaneamente com a deficiência e a identidade LGBTI+. Um estudo da organização National LGBTQ Task Force, nos EUA, apontou que 30% da população LGBTI+ tem algum tipo de deficiência, um número que revela a importância de tratarmos dessas questões de forma integrada. No Brasil, dados semelhantes são escassos, o que reflete a invisibilidade dessa parcela da população.

As pessoas com deficiência, por si só, já enfrentam uma série de barreiras — tanto físicas quanto sociais — que as excluem de várias esferas da vida cotidiana, como educação, mercado de trabalho e lazer. Agora, imagine adicionar a essa equação o preconceito sofrido por pertencer à comunidade LGBTI+. Estudos indicam que pessoas LGBTI+ com deficiência muitas vezes sofrem discriminações duplas, enfrentando exclusão tanto dentro da própria comunidade LGBTI+ quanto no movimento das pessoas com deficiência. Uma pesquisa da LGBTQIA+ Disability Coalition destacou que 45% dessas pessoas afirmaram se sentir marginalizadas em ambas as comunidades.

As barreiras para a inclusão dessas pessoas são multifacetadas. No âmbito da acessibilidade, muitas instituições LGBTI+, eventos e locais de socialização não estão adaptados para receber pessoas com deficiência. Isso pode ocorrer pela falta de rampas de acesso, informações em Braille, tradutores de Libras ou outros recursos que possibilitariam a plena participação. Essa exclusão física se soma ao preconceito, muitas vezes velado, que as pessoas com deficiência sofrem dentro da própria comunidade LGBTI+.

Por outro lado, muitas campanhas e políticas voltadas para pessoas com deficiência negligenciam as questões de gênero e sexualidade, assumindo que todas as pessoas com deficiência são heterossexuais e cisgênero. Essa falha institucional perpetua a marginalização, criando um vácuo de representatividade.

Saúde e bem-estar

Outro ponto crucial na intersecção dessas identidades é o acesso à saúde. O Relatório Mundial sobre Deficiência, publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), destaca que as pessoas com deficiência enfrentam desafios significativos ao acessar cuidados médicos, com dificuldades que vão desde a falta de comunicação eficaz até a ausência de equipamentos adequados para exame. Se somarmos a isso a discriminação frequentemente vivida por pessoas LGBTI+ no sistema de saúde, o cenário torna-se ainda mais alarmante.

Um estudo brasileiro da ABGLT (Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Transgêneros) identificou que muitas pessoas LGBTI+ com deficiência enfrentam barreiras adicionais ao buscar cuidados especializados para HIV/AIDS ou outras questões de saúde sexual. Isso ocorre tanto pela falta de profissionais treinados quanto por preconceitos estruturais, que dificultam o acesso a um atendimento inclusivo e humanizado.

Caminhos para a Inclusão

A luta por uma sociedade mais inclusiva para as pessoas com deficiência e LGBTI+ precisa envolver mudanças estruturais e culturais. Alguns passos importantes incluem:

Políticas Públicas Inclusivas: Governos e instituições precisam garantir que as políticas de inclusão social e de acessibilidade também contemplem as questões de diversidade de gênero e sexualidade.

Educação e Sensibilização: É fundamental educar tanto a comunidade LGBTI+ quanto os movimentos de pessoas com deficiência sobre a interseccionalidade dessas lutas. Programas de conscientização podem ajudar a eliminar preconceitos e promover uma cultura de acolhimento.

Representatividade: Incentivar a presença de pessoas LGBTI+ com deficiência nos espaços de decisão, tanto em instituições governamentais quanto em ONGs e movimentos sociais, é essencial para garantir que suas necessidades sejam atendidas.

Acessibilidade Total: Eventos, espaços de socialização e serviços voltados à comunidade LGBTI+ devem garantir acessibilidade física e comunicacional para pessoas com deficiência, permitindo sua plena participação.

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é uma oportunidade para refletirmos sobre os desafios enfrentados por essa população, especialmente quando analisamos a interseccionalidade com a comunidade LGBTI+. A inclusão real só será alcançada quando compreendermos que as lutas por direitos não acontecem de forma isolada e que a verdadeira transformação social só virá quando todos, independentemente de sua identidade de gênero, sexualidade ou condição física, forem acolhidos e respeitados.

Fontes:

National LGBTQ Task Force – Estudo sobre a interseccionalidade da deficiência e identidade LGBTI+ (2019).

Organização Mundial da Saúde (OMS) – Relatório Mundial sobre Deficiência (2022).

ABGLT – Relatório de Inclusão e Saúde da População LGBTI+ com Deficiência no Brasil (2023).

LGBTQIA+ Disability Coalition – Pesquisa sobre marginalização interseccional (2021).