Eventos

Conferência impulsionou negócios e conhecimento aos trades de turismo LGBT, compras inclusivas, esporte e cultura

A Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil promoveu a 7ª edição da Conferência Internacional da Diversidade, durante os dias 25 e 28 de abril, no Centro Fecomercio de Eventos, em São Paulo. A extensa programação incluiu painéis, palestras, mesas redondas e ações para destacar o trade do Turismo, da Cultura, do Esporte e das Empresas que trabalham ou querem trabalhar com diversidade na cadeia de suprimentos.

A Conferência Internacional da Diversidade é uma plataforma não só para o fomento de negócios para as empresas amigas da diversidade, mas também para a rede produtiva do Turismo LGBTI+, para profissionais e empresas com projetos culturais focados na diversidade, e para que a cadeia esportiva LGBT ganhe mais expressividade.

“Estamos felizes com o evento e com a programação que destacou a importância de discutir e promover a diversidade e a inclusão como um meio de impulsionar o desenvolvimento econômico, social, a geração de empregos e fortalecer a comunidade LGBTQIA+ e seus aliados. Promovemos oportunidades de negócios para empresas comprometidas com a diversidade, impulsionamos o turismo LGBT, fomentamos as compras diversas e estimulamos projetos culturais focados na diversidade e demos visibilidade à cadeia esportiva LGBTQIAPN+. Crescemos em participações internacionais e tivemos a presença dos Presidentes das Câmaras LGBTs dos Estados Unidos, Colômbia, Argentina e Uruguai”, comenta Ricardo Gomes, presidente da Câmara do Comércio e Turismo LGBT do Brasil.

No primeiro dia, o evento trouxe uma programação dedicada ao turismo e reuniu temas como a receptividade do viajante LGBTQIA+, criação de espaços inclusivos e a promoção da diversidade. Ainda discutiu-se temas como o turismo sustentável, políticas públicas LGBTQIA+ e perspectivas para o consumo de destinos LGBTs. Os destinos com destaque e presença nesta edição incluem o Estado da Bahia, São Paulo diferentes destinos na capital e estado. Também os destinos internacionais como o Peru, Buenos Aires, Los Cabos e Espanha.

Selo Friendly Biz e Acordo Embratur

Uma das grandes novidades foi o lançamento do Selo Friendly Biz no Brasil, uma parceria da Câmara LGBT da Colômbia com a Câmara brasileira. Criado em 2012 no país vizinho, hoje possui mais de 120 empresas detentoras do selo. O lançamento foi realizados pelos presidentes de ambas as câmaras durante bate papo sobre o que é o selo e as metas de implementação no Brasil.

Outro momento importante do primeiro dia foi a assinatura de um protocolo para o fomento do turismo LGBT entre a Embratur e a Câmara LGBT do Brasil. A parceria foi oficializada pela representação de Bruno Reis, Gerente de mercados, feiras e eventos internacionais da Embratur, e Ricardo Gomes, Presidente da Câmara LGBT do Brasil, que ressaltaram a relevância de posicionar o Brasil como um destino turístico amigável de referência mundial.

A programação do segundo dia foi dedicada às Empresas e abordou temas como a construção de marcas relevantes no Metaverso, a importância da capacitação de empresários LGBTQIA+ e o compromisso com as compras diversas. Discutiu-se ainda a trajetória da diversidade e inclusão na cadeia de suprimentos, o programa Fornecedores Diversos da Câmara LGBT brasileira e as experiências de programas similares em outras câmaras nas Américas, com case de sucesso discutido pelo Presidente da Câmara estadunidense (NGLCC) , Justin Nelson.

Já no último dia, as pautas foram dedicadas ao Esporte e à Cultura, reunindo temas como a história, a evolução e os desafios do Angels Vôlei, as temáticas LGBTQIA+ em espetáculos infantojuvenis, editais culturais e fortalecimento das cadeias criativas. O público pôde interagir com temas que abordaram o carnaval e a liberdade dos corpos, fomento e produção cultural, mapeamento de coletivos esportivos LGBTQIA+, e a descentralização de recursos e ações programáticas para alcançar maior impacto. Este último, foi uma das temáticas de maior repercussão durante o bate papo com a Secretária de Cultura da cidade de São Paulo, Aline Torres. Fechando a programação do evento o Coral Câmara LGBT cantou músicas ligadas ao universo LGBT regidos pelo Maestro Ettore Veríssimo.

A programação completa foi transmitida online pelo Facebook @camaralgbtbr e também está acessível no canal da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil no YouTube @camaralgbtoficial.

A próxima edição do evento, já programada, acontecerá entre os dias 23 a 26 de abril de 2024.

Parceiros da Conferência:

Apresentador:  Sebrae, Master – Cidade de São Paulo, Rede Hoteleira – Accor, Cia Aérea – Delta.

Para o dia dedicado ao turismo os parceiros são: Apresentação Secretária de Turismo Cidade de São Paulo, Master Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, Destino Convidado Bahia, Patrocínio – Avianca, Booking, Buenos Aires, Copastur, Espanha, Hotel Pullman Ibirapuera, Hotel Unique, Los Cabos, Peru, Polo Eco Turismo, Sky Airline, Vila Galé. Apoio Hurb, Intercity Porto Maravilha, Rio Grande do Norte, TBO e Pride Holiday.

Para o dia dedicado às empresas comprometidas com a diversidade os parceiros são: Apresentação Meta/facebook. Master Projeto Global da NGLCC – National LGBT Chamber of Commerce – EUA, Patrocínio Accenture, MCM – Monica Schimenis, Apoio Grupo NBRG.

Para o dia dedicado ao esporte e à cultura os parceiros são: Apresentação Secretaria de Cultura Cidade de São Paulo, Apoio Coral Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil.

Apoio Institucional: Abav, Abav- Aviesp, Abeta, Aliança Nacional, Braztoa, Consulado EUA São Paulo, Embratur, Festuris, Fórum das Empresas, Grupo Arco Iris, IGLTA, Instituto Matizes, Parada São Paulo, SPTuris, VisitRio, VisitSP.

Câmaras de Comércios LGBTs Apoiadoras: Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Estados Unidos, Paraguai, República Dominicana, Uruguai.